Serviço Técnico de Educação para a Deficiência Intelectual e Motora (STEDIM)

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Já existe horta na nossa escola há algum tempo. Este ano letivo, motivados pelo projeto do Programa Eco-Escola "Hortas Bio nas Eco-Escolas”, decidiu-se implementar uma horta vertical.

Área aproximada da horta

Aproximadamente 6 metros quadrados.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Como já referido, no primeiro ponto deste questionário, uma das razões para a criação da horta vertical, foi a participação no concurso de hortas escolares, promovido pela AGROBIO e a ABAE, apresentado pelo Programa Eco-Escolas. Como objetivos delineamos: continuar a incentivar a prática da agricultura biológica; promover e desenvolver o conceito de sustentabilidade; promover e desenvolver a importância do consumo de produtos biológicos; implicar os alunos com capacidades muito limitadas ao nível da atividade física e mental, na confeção de uma horta vertical; proporcionar aos alunos com mobilidade reduzida (cadeiras rodas), a visualização continua de todo o processo de elaboração de uma horta, crescimento e desenvolvimento das plantas; promover a interdisciplinaridade e a participação ativa de toda a comunidade educativa.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Aproveitamento exclusivo de garrafas de laranjada (refrigerante regional), utilizadas como vasos para a plantação das várias plantas.
Pormenor do sistema de irrigação, gota a gota, com reutilização da água usada.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 12
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: As Curriculares.
  • N.º de alunos envolvidos: 38
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 20
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 64

Como são envolvidas as famílias?

Colaboração das famílias na recolha das garrafas e no plantio das alfaces.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Empenho dos alunos na construção, plantio e manutenção da horta;
- Colaboração dos encarregados de educação quer nos materiais necessários à construção da horta, quer no plantio, assim como, na apreciação no processo de evolução.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada grupo está responsável por regar e mondar a horta, diariamente.

Como é feita a preparação do solo?

Deitou-se areão no fundo dos vasos, junto ao gargalo das garrafas, colocando-se de seguida uma mistura de terra com excremento de cavalo, anteriormente preparada.
Utilização semanal do chorume de urtigas, preparado pelos alunos, como fertilizante da terra.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Folhagem, borra de café, cascas de vegetais e frutos (com exceção de citrinos).

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces verdes, roxas e rúcula.

Como é feita a gestão da rega?

Sistema de irrigação gota a gota, com reutilização da água usada na garrafa coletora.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Observação direta e diária das plantas. Utilização do chorume de urtigas para a rega e controlo de pragas.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção de refeições ligeiras, mercado interno dos produtos da horta.

 

Publicado por: Serviço Técnico de Educação para a Deficiência Intelectual e Motora (STEDIM)

avatar

Professor coordenador da horta: Sílvia Maria Gonçalves Rosado