Jardim de Infância Pátio da Inês

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Horta com árvores de fruto e de flor.Horta com árvores de fruto e de flor.
  • Construção de canteiros com caixas de madeiras reutlizadas, cedidas por Pais e familiares dos nossos alunos.
Realização de recolha de resíduos para compostagem, para posterior utilização na horta.Construção de canteiros com caixas de madeiras reutlizadas, cedidas por Pais e familiares dos nossos alunos. Realização de recolha de resíduos para compostagem, para posterior utilização na horta.
  • Panorâmica da horta em construção.Panorâmica da horta em construção.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

8 anos

Área aproximada da horta

240 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A criação desta horta insere-se nos objetivos propostos pelo Programa Eco-Escolas, nomeadamente, a promoção de boas práticas ambientais, especialmente ao nível da agricultura biológica, ligada à saúde alimentar. Pretende-se ainda sensibilizar a comunidade educativa para a necessidade de implementar uma agricultura local, com vista à criação e desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A originalidade do nosso projeto consiste no facto de haver uma grande envolvência das famílias, alunos e colaboradores em todas as etapas de criação do projeto, nomeadamente na limpeza do terreno, na construção dos canteiros, na plantação e sementeira, manutenção e embelezamento do espaço envolvente. Para além deste aspeto, criou-se um espaço atrativo para as crianças, nomeadamente, uma casa representativa de um lar familiar. A horta dispõe ainda de uma área com animais domésticos: coelhos para criação, galinhas e patos. Para controlo das ervas daninhas, recorremos às serrações da zona por forma a nos cederem carrasca de pinheiro do Pinhal de Leiria. Da nossa horta faz ainda parte o Relógio de Sol construído no âmbito dos World Days of Actions.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 10
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio, Matemática e Expressão Plástica
  • N.º de alunos envolvidos: 147
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 20
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 83

Como são envolvidas as famílias?

Inicialmente, as famílas dos nossos alunos participaram em sessões de sensibilização e esclarecimento. Numa fase seguinte, envolveram-se na construção da horta, nomeadamente, na limpeza do terreno, na construção dos canteiros, na plantação e sementeira, e manutenção e embelezamento do espaço envolvente.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Verificamos um impacto bastante positivo da nossa horta na comunidade educativa, visto que os alunos e as famílias demonstram empenho na sua manuntenção, bem como as familias iniciaram a implementação de hortas biológicas nos seus jardins, no sentido de promover uma alimentação saudável. Por outro lado os alunos tomaram conhecimento de uma maior variedade de verduras e vegetais, além de se tornarem recetivos a experimentarem e comerem mais vegetais e legumes.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está sobre a responsabilidade de uma das nossas colaboradoras, que possui conhecimentos sobre a gestão de hortas e agricultura, que orienta a comunidade escolar com as tarefas a realizar, elaborando um cronograma para manutenção da horta, onde toda a comunidade escolar está envolvida.

Como é feita a preparação do solo?

Numa fase inicial o solo da horta foi "limpo" de todas as pedras e ervas daninhas e adubado com o húmus proveniente da compostagem realizada na escola.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada num compostor comercial, colocado num local à sombra, com ervas daninhas provenientes da horta, bem como com "restos" de vegetais e frutos provenientes da cozinha e algum estrume de coelho. Sendo o material da compostagem regularmente "remexido" e adicionada água para manter a humidade necessária.

Quais as culturas / consociações instaladas?

São variadas as culturas existentes na nossa horta, nomeadamente:
Tomate, pepino, feijão, pimento, morangos, alface, couve de corte, couve lombarda, cebola, ervas aromáticas, girassol, cenoura, courgete, nabiças, ervilhas e favas.
Os girassóis e outras flores a embelezar o espaço envolvente.
Várias árvores de fruto, tais como: Macieira, pereira, limoeiro, nespereira, marmeleira, videira, cerejeira, oliveira.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada no primeiro período da manhã. A água é proveniente de um poço (devidamente protegido) ou do recipiente destinada à recolha da água da chuva.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Não verificamos pragas ou doenças nas plantas, exeto caracóis.
O controlo dos caracóis foi realizado através da colocação de cascas de citrinos nas nossas culturas, atraíndo assim, os caracóis, que foram recolhidos pelos nossos alunos que posteriormente serviram de alimento para os nossos patos.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Coelhos, patos, galinhas.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Bancas com venda de limonada em evento desportivo.
Workshop sobre alimentação saudável, com elaboração de sopa, com produtos provenientes da horta.

 

Publicado por: Jardim de Infância Pátio da Inês

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Professor coordenador da horta: Isabel Bonita