Escola Básica Integrada/ JI D. Carlos I

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Recuperação do nosso Pomar de Laranjeiras [13Fev2015]Recuperação do nosso Pomar de Laranjeiras [13Fev2015]
  • Construção do Minhocário [20Fev2015]Construção do Minhocário [20Fev2015]
  • Oficina de Horticultura Sustentável - Sementeira de Ervilhas [21Fev2015]Oficina de Horticultura Sustentável - Sementeira de Ervilhas [21Fev2015]
  • Oficina de Iniciação à Costura [21Fev2015]Oficina de Iniciação à Costura [21Fev2015]
  • "Agricultura Sustentável... É Possível?" - Comunicação aos alunos do 9.º Ano [2Dez2014]
  • Oficina de Raw Food - Comida energética, preparada de forma cuidadosa e ao estilo “gourmet” [13Dez2014]Oficina de Raw Food - Comida energética, preparada de forma cuidadosa e ao estilo “gourmet” [13Dez2014]
  • Oficina de Horticultura Sustentável - Recuperação de uma cama elevada [25Out2014]Oficina de Horticultura Sustentável - Recuperação de uma cama elevada [25Out2014]
  • Proteção do Solo - Sementeira de Favas com crianças do JI [12Dez2014]Proteção do Solo - Sementeira de Favas com crianças do JI [12Dez2014]
  • Proteção do Solo - Sementeira de Favas [12Dez2014]Proteção do Solo - Sementeira de Favas [12Dez2014]
  • Comunity-Suported Agriculture (CSA) [Nov a Mai 2015]Comunity-Suported Agriculture (CSA) [Nov a Mai 2015]
  • Horticultura Sustentável - Horticultura Sustentável - "A-Frame" para a criação de Swales seguindo as curvas de nível [6Fev2015]
  • Proteção do Solo - Onde esconder o Tesouro dos Green Pirates & Princesses [9Jan2015]Proteção do Solo - Onde esconder o Tesouro dos Green Pirates & Princesses [9Jan2015]
  • Proteção do Solo - Sementeira de Favas na EB1 c/ JI de Lourel com crianças do JI [9Jan2015]Proteção do Solo - Sementeira de Favas na EB1 c/ JI de Lourel com crianças do JI [9Jan2015]
  • Oficina de Vinagre de Frutas [22Nov2014]Oficina de Vinagre de Frutas [22Nov2014]
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

O atual projeto "The Green Pirates and Princesses" começou em setembro de 2014, contudo já é tradição na escola realizarem-se hortas.

Área aproximada da horta

Estamos a recuperar um espaço com cerca de 50 m2 e um Pomar de Laranjeiras com cerca de 30 m2.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

O nosso espaço de cultivo (Food garden) está inserido no projeto The Green Pirates and Princesses – Sustainability activities (disponível em http://greenpiratesprince.wix.com/site) que tem por visão - Uma comunidade saudável a consumir diariamente produtos biológicos de elevado valor nutricional e produzidos de forma sustentável. Temos como objetivos: Melhorar os hábitos alimentares [vegetariano, biológico e sustentável] onde se inclui melhorar a qualidade do serviço do refeitório (http://greenpiratesprince.wix.com/site#!almocosaudavel/ctzx) e implementar processos agrícolas sustentáveis.
Para a concretização destes objetivos estamos a desenvolver competências em contextos não formais/informais organizando oficinas de processos agrícolas sustentáveis, de novas formas de (não) confecionar os alimentos (Raw Food) e em computação em nuvem.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A abordagem integrada para a implementação de hábitos alimentares mais saudáveis (desde o consumo de produtos biológicos produzidos de forma sustentável e novas formas de não confeção dos alimentos) numa perspectiva da sustentabilidade alimentar.
Divulgação e implementação do Community-Supported Agriculture que significa, Agricultura Apoiada pela Comunidade que é um novo conceito de comercialização dos produtos agrícolas biológicos e que consiste na criação de parcerias locais e solidárias entre produtores e consumidores. Diferentes iniciativas, abertas a toda a comunidade, desde oficinas práticas a comunicações. Um projeto que resulta da inciativa conjunta de alunos pais e professores.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 7
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Educação para a Cidadania, TIC, Educação para o Empreendedorismo, Ed. Pré escolar e Estudo do Meio do 1.ºCEB.
  • N.º de alunos envolvidos: 28
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 5

Como são envolvidas as famílias?

Diretamente tem estado as duas mães representantes dos encarregados de educação dos alunos da turma que está diretamente envovida. Contamos com os pais para ajudarem na organização do projeto, no apoio à divulgação das iniciativas junto da comunidade e na dinamização de oficinas.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Já foram ministradas cerca de 30 horas de formação (Oficinas e comunicações); Já envolvemos 350 alunos e 46 adultos. Os espaços verdes que estavam abandonados em função das restrições orçamentais voltaram a estar cuidados e valorizados pela comunidade e pelos alunos.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Organizamos oficinas e convidamos toda a comunidade a vir aprender e ajudar na partilha dos custos.
Os alunos da turma foram distribuídos por diferentes atividades do projeto The Green Pirates & Princesses: Proteção do solo - Favas 2015; Sementeiras com 1.º CEB; Pintura do refeitório; Divulgação da feiras do concelho; Organização de Cabazes de alimentos; Gestão de consumo de água na escola sede; Organização do Coastwatch; Organização dos Papelões; Ecolimpa e Divulgação das iniciativas no Facebook.

Como é feita a preparação do solo?

Procuramos não mobilizar muito o solo, adicionado esterco que é coberto por cartão e palha.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Temos um local onde vamos acumulando a matéria orgânica dos espaços ajardinados da escola e também vamos implementar minhocários.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Semearam-se Favas e temos uma cama com Cebolas, Alfaces e diferentes variedades de Couves.
Vamos semear em breve batatas e alhos (processo agricola tradicional).

Como é feita a gestão da rega?

Está a ser orientada a água das chuvas para percorrer toda a horta. Este ano vamos ter que recorrer à água da rede.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Optou-se por semear variedades mais resistentes a pragas (alhos, cebolas, aipo). Estamos a criar barreiras com estas variedades para proteger as nossas couves e alfaces. Iremos em breve plantar ervas aromáticas.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Oficinas de Horticultura sustentável e Raw food. Comunicação aos alunos do 9.ºAno "Agricultura sustentável... é possível?". Sementeira de favas em dois JI do agrupamento.
Verifique em https://www.facebook.com/pages/Green-Pirates-Princesses/1513457372243675?sk=events

 

Publicado por: Escola Básica Integrada/ JI D. Carlos I

avatar

Professor coordenador da horta: Mário Mendes