Escola Sec. Antero Quental

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • Procede-se à sementeira de ervas aromáticas.Procede-se à sementeira de ervas aromáticas.
  • Procede-se à sementeira de ervas aromáticas.Procede-se à sementeira de ervas aromáticas.
  • Procede-se à sementeira de ervas aromáticas.Procede-se à sementeira de ervas aromáticas.
  • Os alunos preparam a terra para receber a sementeira e retiram ervas daninhas.Os alunos preparam a terra para receber a sementeira e retiram ervas daninhas.
  • Os alunos preparam a terra para receber a sementeira e retiram ervas daninhas.Os alunos preparam a terra para receber a sementeira e retiram ervas daninhas.
  • Os alunos preparam a terra para receber a sementeira e retiram ervas daninhas.Os alunos preparam a terra para receber a sementeira e retiram ervas daninhas.
  • É cavada a horta e preparada a sementeira. trabalho realizado por um aluno e pelo funcionário da escola.É cavada a horta e preparada a sementeira. trabalho realizado por um aluno e pelo funcionário da escola.
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2012

Área aproximada da horta

Aproximadamente 4m quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta permite intervir na cultura alimentar dos alunos e alertar para as problemáticas relacionadas com o meio ambiente, sensibilizando-se, deste modo, pelo gosto e respeito pela natureza.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A sua iniciativa de criação partiu de alunos das turmas de UNECA-TVA, com dificuldades de aprendizagem e oriundos de famílias disfuncionais e instituições.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Atividades da Vida Diária, disciplina das turmas de UNECA-TVA
  • N.º de alunos envolvidos: 9
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

Os alunos colhem os produtos e levam para casa e, deste modo, as famílias usufruem da cultura biológica.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos ao passarem junto à horta preocupam-se em ver o estado desta e demonstram "contentamento" ao verem o processo de crescimento das plantas. É um incentivo ao respeito e à importância da agricultura biológica.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

2 alunos da turma são os principais responsáveis pela manutenção da horta, dirigindo-se frequentemente a esta para verificar o estado da mesma e se necessário proceder à rega, remoção de ervas daninhas, etc. Os restantes alunos participam na sementeira e na apanha dos produtos.

Como é feita a preparação do solo?

Remoção de ervas daninhas; cava-se de modo a aumentar o arejamento e a infiltração da água e a atividade biológica do solo. Incorporam-se fertilizantes naturais como as ervas arrancadas, e prepara-se a camada sementeira.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas: alecrim, arruda, erva-príncipe, hortelã, salsa e manjericão.
Batata, feijão, alface, beringela, couves e nabos.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita de forma adequada às exigências da planta em cada época do ano. atendendo-se

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Recorre-se a algumas espécies que possuem substâncias que afastam ou inibem a ação dos insectos como o alecrim, arruda, salsa, hortelã e erva-príncipe; selecionam-se espécies menos syscetíveis a doenças nomeadamente as variedades regionais; faz-se rotação; faz-se consociação; as regas são adequadas; preparação do solo e plantação nas épocas mais adequadas; rede de proteção para evitar os pássaros.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confecção de alimentos.

 

Publicado por: Escola Sec. Antero Quental

avatar

Professor coordenador da horta: Maria Filomena Alves Ramos