Escola Secundária Quinta do Marquês

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Escolha do local. Vamos desenvolver uma sucessão ecológica secundária.Escolha do local. Vamos desenvolver uma sucessão ecológica secundária.
  • Características do local. Abandonado, antigo caminho de acesso. Com muito lixo!!Características do local. Abandonado, antigo caminho de acesso. Com muito lixo!!
  • Fase de seleção e marcação de áreas. Construção de infraestruturas.Fase de seleção e marcação de áreas. Construção de infraestruturas.
  • Início da construção do lago artificial.Início da construção do lago artificial.
  • Cultura por micropropagação.Cultura por micropropagação.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A "Horta da Marquesa" surgiu este ano letivo. Não existia qualquer espaço dedicado à biodiversidade. A escola apresentava espaços de cateiros e outros muito degradados e abandonados devido às obras de requalificação.

Área aproximada da horta

A horta apresenta cerca de 6m x 3m. Apresenta no mesmo espaço horta no solo e horta vertical. Tentamos aproveitar o máximo de espaço.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta surge na necessidade de tornar a escola mais ecológica, permitindo ao alunos "urbanos" valorizar e compreender a génese das hortícolas, dos frutos, das ervas aromáticas, das flores.
Dinamizar espaços "mortos" e degradados da escola após uma intervenção de requalificação muito rígida e sem cor. A necessidade da comunidade educativa de colorir e embelezar o espaço envolvente tornando-o mais acolhedor e natural.
Criar trabalhos de dinâmica de trabalho de campo no âmbito da geologia, biologia, ecologia e outras áreas previstas nos conteúdos programáticos do 3º ciclo do ensino básico. Promover um laboratório ao ar livre de experimentação natural e de observação constante.
Os alunos de 10º, 11º e 12º ano têm oportunidade de experimentar técnicas de enxertia, podas e ainda de micropropagação a partir de semente colhidas diretamente na horta.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A "horta da Marquesa" tem por lema a oportunidade de viver feliz.
Os alunos são convidados a integrar-se nas atividades nos períodos letivos e não letivos.
A horta fomenta a recuperação, reutilização, reciclagem. Tudo tem uma finalidade e é importante descobrir a sua utilidade. A horta nasce de todo o tipo de resíduo que a escola liberta "garrafas de plástico, papel, caixas, latas, fio, arame, clips, tecidos entre outros".
A horta apresenta várias secções temáticas, permitindo a variedade de contributos disciplinares: estufa com secção vertical para desenvolvimento de sementes e posterior replantação no solo; assim como no solo desenvolvimento de hortícolas e frutícolas; artes e decoração (azulejos; calçada portuguesa; espanta pardal); lago com espécies animais variadas; aposta na biodiversidade e na eficiência energética e no consumo regrado de água.
Em simultâneo foi construído uma horta com rodas para apelar à necessidade de espaços verdes na escola.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 6
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências naturais; Educação visual; Educação tecnológica; Português; Inglês; Espanhol; TIC; Oferta Complementar; Geografia
  • N.º de alunos envolvidos: cerca de 80
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: Mais ativas as famílias dos alunos de 7º e 8º

Como são envolvidas as famílias?

As famílias são convidadas a participar ativamente: fornecimento de semente (mas não compradas) que trazem de passeios, do campo, dos avós, entre outros. Trazem restos de alimentos para o compostor que foi reativado este ano, pois estava em estado de deterioração. Com sabedoria natural para controlo de pragas que temos vindo a testar e alguns com resultados fantásticos. Os alunos levam para suas casas alimentos que são confecionados. Participam em todas as campanhas ligadas à horta (limpeza inicial do terreno, preparação de ramos de aromáticas para venda, entre outras).

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta é atualmente um ponto de encontro privilegiado dos alunos. É um espaço de divertimento, de cultura de educação ambiental, mas também um espaço de silêncio, de descontração e concentração. A prova natural de alguns legumes e frutos tem sido uma experiência fantástica. Alunos que "não gostavam" de tomate, comem-no na horta; alunos que inicialmente tinham alguma relutância a mexer no solo, divertem-se e convidam outros. Alunos com comportamentos irreverentes e perturbadores, na horta revelam atitudes responsáveis e curiosidade em aprender. Os alunos apresentam sempre assuntos novos que leram ou que ouviram para por em prática na horta.
Há grupos de alunos que trazem almoço de casa e vêm sentar-se na horta a almoçar, outros vêm estudar e ler para a horta.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe um calendário de tarefas em função da época do ano e da meteorologia mensal.
As tarefas são efetuadas de forma manual, e rotativa.
As tarefas têm em conta os períodos de testes e de feriados, contamos com o apoio dos funcionários.
Algumas tarefas constantes que os alunos já memorizaram: limpeza das ervas daninhas e colocação no compostor; limpeza do lago e renovação de água; rega de 3 em 3 dias quando não chover, utilizando o depósito de chuva provisório, no período da manhã. Abertura da estufa se muito calor.
As restantes dependem do tipo de planta.

Como é feita a preparação do solo?

Numa primeira fase o terreno foi debastado e cavado com o apoio de pais, professores e funcionários. Solicitamos apoio ao clube de equitação perto da escola que nos fornecesse um pouco de estrume de cavalo, pois inicialmente não tínhamos o compostor a funcionar.
Adicionamos também algumas algas. Deixamos repousar o solo durante 15 dias. Posteriormente iniciamos a delineação de pequenos espaços de cultivo.
Atualmente já conseguimos retirar algum composto da escola. Mas como estamos em altura de colheitas apenas iremos fazer o reforço em setembro com composto da escola.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Os alunos de artes de 12º ano requalificaram o compostor com uma verdadeira operação plástica. Desde fevereiro que a escola recebe dos pais e educadores os restos dos alimentos, pois a escola não tem cantina. Foi distribuído pelos alunos os alimentos que não devem ser colocados no compostor. Prevê-se que nas plantações de setembro o solo já seja preparado com o composto da escola.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Hortícolas: couve, abóbora, feijão verde, ervilha, favas, tomate, alface, cebola, pimento, courgete, cenoura;
Frutícolas: amoras, framboesas, mirtilos, pêssegos, morangos, maracujá,
Floricultura: hortências, buganvílias, eras, amores perfeitos, cravos, cravinas, tulipas, entre outras
Ervas aromáticas: cidreira, hortelã, alfazema, orégãos, salsa, coentros, manjericão, poejo, alecrim da ribeira, alecrim limão, entre outros.
Nas hortas verticais a aposta no verão são diversidade de catos. e no inverno flores de dia curto. O catos serão mais protegidos e resguardados.

Como é feita a gestão da rega?

Temos provisoriamente um depósito de água que recolhe alguma água da chuva, mas estamos a angariar fundos para um depósito de maior dimensão e canalização da água dos telhados para esse depósito. Quando a água termina a rega é feita manualmente com regador ou mangueira, mas sempre no período da manhã para diminuir a evaporação. a estufa já está a ser preparada pelos alunos para introdução, no próximo ano letivo, de rega gota a gota.
Talvez o ponto fraco da horta, mas a ser brevemente resolvido.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

É talvez a parte mais ligada à pesquisa na internet. Sempre que surge um problema ligado a alguma doença ou praga tentamos resolver com conhecimentos adquiridos na internet ou mais benéficos até agora por indicação de avós. Ou seja recorremos à sapiência tradicional. Par os pulgões roseiras; para as abelhas potinhos de vinagre. entre outros. Quando não obtemos resposta retiramos a planta doente o mais rapidamente possível e atiramos ao lixo, não no compostor.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Um lago artificial contendo girinos e agora rãs pequenas, 2 peixes oferecidos pelos pais dos alunos do 7º F e que neste momento estão já crescidos e presentearam-nos com filhotes. Abelhas e vespas, e uma biodiversidade de pequenos animais do solo que permitem removê-lo e oxigena-lo (formigas, bichos da conta, entre outros), répteis (lagartixas), grilos, entre outros.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Venda de raminhos de aromáticas. Elaboração de cabazes para sortear no arraial da escola. Construção de material de suporte à horta: "Rafael" o nosso espanta pardal; puf com pneus e tecido usado; cabide com paletes;
Vai sair na edição on-line do jornal da escola uma edição especial ECO.
Prevista para o final do ano uma exposição de fotomontagens sobre a horta.
Está agendada para o dia mundial da alimentação uma sopa da horta.

 

Publicado por: Escola Secundária Quinta do Marquês

avatar

Professor coordenador da horta: Cristina Guerreiro de Almeida Cordeiro