E. B. 1 Montemor-o-Novo, N.º 1

a nossa horta bio

Horta vertical

 
  • Mistura do composto com a terra para preenchimento dos círculos restantes da horta.Mistura do composto com a terra para preenchimento dos círculos restantes da horta.
  • Preenchimento dos pneus com terra.Preenchimento dos pneus com terra.
  • Início - material e espaçoInício - material e espaço
  • Disposição circular dos pneus, feita pelos alunos do 10º ano do Curso Profissional de Produção Agrária , por alguns elementos do Conselho Eco- Escola , parceiros 7 voluntários /  familiares  e por nós.Disposição circular dos pneus, feita pelos alunos do 10º ano do Curso Profissional de Produção Agrária , por alguns elementos do Conselho Eco- Escola , parceiros 7 voluntários / familiares e por nós.
  • Construção e preenchimento do segundo círculo de pneus.Construção e preenchimento do segundo círculo de pneus.
  • Horta concluída.Horta concluída.
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o início do ano letivo.

Área aproximada da horta

6 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Por um lado, pretendemos fazer com que os alunos, duma forma global, sintam o produto que a terra dá ao homem, quando devidamente trabalhada. Por outro lado , levar os alunos à construção do saber, através do fazer. Este projeto, certamente, fará com que os alunos venham a conhecer várias espécies vegetais comestíveis ,que até então, não conheciam , bem como compreender , assistindo e vivendo , o desenvolvimento das plantas e das necessidades que estas têm no seu crescimento e desenvolvimento.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 8
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Todas
  • N.º de alunos envolvidos: 151
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 24

Como são envolvidas as famílias?

Cada professor titular de turma , ao dar conhecimento ,em reunião de encarregados de educação , dos projetos que se pretendiam desenvolver ao longo do ano , entre eles, o da Horta Biológica, perguntou se alguém estaria interessado em colaborar connosco na sua construção e manutenção. Assim, de cada turma saíram voluntários , que depois de feita uma calendarização, estão connosco desde o início da horta, participando nesta bem como na manutenção dos espaços exteriores da escola . Falam com as crianças sobre a terra, as plantas e a relação entre uma e outras. Falam de podas, de enxertos, de transplantes, ...
Passam os seus conhecimentos com muita tranquilidade, envolvendo as crianças com muita sabedoria e naturalidade.
Todas as semanas ,temos connosco bisavós, avós, pais, mães, tios, colegas do 10º ano do Agrupamento, passando os seus ensinamentos e técnicas aos mais pequenos ...

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta criou um enorme envolvimento entre todas as forças que se cruzam diariamente numa escola: alunos, professores, assistentes operacionais , família...

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada semana , os voluntários/ parceiros e os alunos de uma designada turma estão calendarizados para se ocuparem , naquele período de tempo, da manutenção da horta , bem como dos espaços exteriores da escola. É um trabalho que está distribuído duma forma rotativa e equitativa , por todas as turmas envolvidas.

Como é feita a preparação do solo?

O solo é misturado com o composto que retirámos dos compostores.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

É feita compostagem com o lixo do pátio da escola e alguns restos da cantina, como cascas de batata e fruta.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos plantas aromáticas ( orégãos , hortelã de várias espécies- comum, chocolate, menta, ananás, laranja, da ribeira - , poejo, coentros, salsa, segurelha, manjericão, cidreira), alfaces, espinafres, alhos, batatas, favas, ervilhas...

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com regadores pelos alunos e pelos parceiros.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

- Contribuição para a confeção de refeições para a cantina, principalmente no que se refere às plantas aromáticas, pois são as que se produzem em maior quantidade;
- Construção de saquinhos de chás e de cheiro;
- Realização de diversas experiências, ligadas às plantas, nomeadamente:
1. germinação ( feijão, ervilhas, favas, ... ) ;
2. observação da necessidade de luz solar para a realização da função da fotossíntese , nas plantas de cor verde;
3. observação das necessidades básicas das plantas - luz, temperatura adequada e humidade;
4.constatação e diferenciação entre plantas completas e incompletas;
5. diferentes tipos de obtenção e propagação de plantas: enxertos, sementes, transplantes ...;
6. condições propícias à realização de compostagem - luz, temperatura humidade;
7. observação e utilização do produto final da compostagem - o composto.

 

Publicado por: E. B. 1 Montemor-o-Novo, N.º 1

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Professor coordenador da horta: Maria Custódia Santos