Escola EB 1/JI de S. Martinho da Cortiça

a nossa horta bio

Horta vertical

 
  • PlantaçãoPlantação
  • PlantaçãoPlantação
  • PlantaçãoPlantação
  • PlantaçãoPlantação
  • Decoração das garrafasDecoração das garrafas
  • Preparação da terraPreparação da terra
  • Preparação das garrafasPreparação das garrafas
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

Área aproximada da horta

É uma horta vertical.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Sensibilizar para este género de agricultura.
- Manusear ferramentas de jardinagem;
- Identificar, comparar e classificar plantas;
- Identificar alguns fatores de ambiente que condicionam a vida das plantas;
- Experimentar diferentes culturas e sementeiras;
-Desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas e de jardinagem;
-Realizar experiências e observar formas de reprodução e crescimento das plantas (germinação e reprodução por estaca).

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

- Participação dos alunos com plantas trazidas de casa.
- Identificar diferentes tipos de plantas e legumes; identificar diferentes utensílios necessários à jardinagem/horta; verificar o ciclo de crescimento das plantas e legumes; vereficar a diferença entre legumes e plantas aromáticas.
- Reutilização de garrafões, garrafas e caixas de esferovite.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 6
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do meio; estudo do mundo; português; matemática; educação para a cidadania e expressões.
  • N.º de alunos envolvidos: 74
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 16

Como são envolvidas as famílias?

- Envolvimento na cedência de terra; cedência de plantas; participação na Feira Franca; colaboração na confeção da sopa biológica.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Exposição de cartazes sobre a utilidade e uso das plantas aromáticas. (semana da leitura)
- Participação na Feira Franca com as plantas aromáticas.
- Participação na confeção da sopa biológica na Feira das Sopas.
- Confeção de bolos com legumes.
- Preparação da terra e plantação dos vários tipos de plantas nas garrafas ou garrafões.
- Decoração das garrafas e garrafões.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

- Organização de um calendário com a distribuição de tarefas pelas turmas de escola, (pré e 1º ciclo)

Como é feita a preparação do solo?

- Vários tipos de solos, húmos, material produzido em compostagens de alguns alunos.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas, legumes, hortículas e morangueiros.

Como é feita a gestão da rega?

- Organização de um calendário preparado para o efeito, (pré e 1º ciclo)

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

- Através da observação direta e da preparação de liquidos feitos a partir de plantas que combatem as pragas ou doenças.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

- Exposição de cartazes sobre a utilidade e uso das plantas aromáticas. (semana da leitura)
- Participação na Feira Franca com as plantas aromáticas.
- Participação com a nossa sopa biológica na Feira das Sopas.
- Confeção de bolos com legumes.

 

Publicado por: Escola EB 1/JI de S. Martinho da Cortiça

avatar

Professor coordenador da horta: Maria João Costa Cavaleiro