Escola EB 2,3 D. João de Portel

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • cultura de favascultura de favas
  • Cultura de ervilhasCultura de ervilhas
  • Cultura de alhosCultura de alhos
  • Criadores de culturas de primavera verãoCriadores de culturas de primavera verão
  • colheita  de rabanetes  e canteiro com ervas aromáticascolheita de rabanetes e canteiro com ervas aromáticas
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

12 anos

Área aproximada da horta

150 metros quadrados, mais um espaço com cerca de 600 metros quadrados para culturas de outono/inverno

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Apoio aos cursos profissionais e vocacionais, da área agrícola. Apoio ao projeto das hortas biológicas do 1º ciclo, do agrupamento. Apoio às disciplinas do 2º e 3º ciclos (Ciências da Natureza e Ciências Naturais).

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Existência de uma vinha plantada e cuidada pelos alunos. Realização da transformação da uva em vinho, com todo o processo de transformação realizado pelos alunos (disciplina de Vitinicultura e Enologia).

Existência de um imenso espaço verde para atividades de jardinagem com os alunos.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Disciplinas da área Agrícola lecionadas nos Cursos Vocacionais e Profissionais
  • N.º de alunos envolvidos: 55
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: Cerca de 10

Como são envolvidas as famílias?

Os pais dos alunos do 1º ciclo disponibilizam sementes e plantas, por vezes enviam também vasos.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Frequentemente, os produtos hortícolas colhidos da horta são doados a uma Associação de Desenvolvimento Local (ADA), para distribuir por famílias carenciadas, e ao Lar da Mesericórdia. Na Festa de Encerramento do Agrupamento estiveram expostas fotografias das atividades desenvolvidas na horta, pelos alunos, e uma venda simbólica de produtos hortícolas colhidos e preparados pelos alunos.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É realizada pelos professores das disciplinas envolvidas, em conformidade com as culturas e com os fatores climatéricos, que planificam as diferentes atividades a desenvolver, necessárias nos diferentes momentos.

Como é feita a preparação do solo?

É feita mecanicamente com recurso a um motocultivador acopolado com charrua ou fresa. A posterior armação e nivelamento do solo é realizada manualmente, com enchadas e ancinhos, pelos alunos.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com folhagem outonal das inúmeras árvores da escola e algumas ervas, tendo o cuidado de verificar se não têm sementes, retiradas das culturas e dos caminhos e com a relva resultante do seu corte.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas de primavera/verão: curgetes, pimentos, tomateiros, abóboras e cebolas.
Culturas de outono/inverno: favas, ervilhas, alhos, repolho, couve potuguesa, alface, bróculos, plantas aromáticas - salsa e coentros.

Como é feita a gestão da rega?

O método de rega utilizado é a rega localizada. A gestão da rega é feita de acordo com as necessidades hídricas de cada cultura. A rega é feita às primeiras horas do dia de modo a reduzir a evaporação e aumentar a eficiência do sistema.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Tendo em conta o teor de perigosidade dos pesticidas, utilizamos os menos nocivos para o ambiente e para a biodiversidade e apenas na vinha. Na horta, nenhum pesticida é utilizado, as pragas são monitorizadas regularmente e eliminadas manualmente - por exemplo, as folhas contaminadas por ovos ou lagartas são retiradas e eliminadas.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Doação de produtos hortícolas à associação de desenvolvimento local para distribuir por famílias carenciadas e ao Lar da Misericórdia. Venda simbólica de produtos na festa de encerramento do agrupamento.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 D. João de Portel

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Professor coordenador da horta: José Eusébio