Escola EB 2,3 Professor Armando de Lucena

a nossa horta bio

Horta vertical

 
  • Após esta atividade, os alunos calcularam a quantidade necessária de terra para cada recipiente e depois cortaram as garrafas pet’s e os garrafões e penduraram as garrafas na vedação da escola e colocaram os garrafões no pátio.Após esta atividade, os alunos calcularam a quantidade necessária de terra para cada recipiente e depois cortaram as garrafas pet’s e os garrafões e penduraram as garrafas na vedação da escola e colocaram os garrafões no pátio.
  • Os alunos começaram por realizar pesquisas sobre quais as culturas a incluir na horta. Depois foi realizada uma planificação da horta na vertical, aproveitando a vedação da escola. Procedeu-se a uma recolha de pet’s e garrafões para desenvolver a cultura.Os alunos começaram por realizar pesquisas sobre quais as culturas a incluir na horta. Depois foi realizada uma planificação da horta na vertical, aproveitando a vedação da escola. Procedeu-se a uma recolha de pet’s e garrafões para desenvolver a cultura.
  • As plantações serão todas ecológicas, sem ser necessário a aplicação de produtos químicos. A Horta Biológica estará subordinada à temática das “Ervas Aromáticas e dos legumes” (rabanetes, coentros, salsa, nabiças, favas, manjericão, hortelã-pimenta...).As plantações serão todas ecológicas, sem ser necessário a aplicação de produtos químicos. A Horta Biológica estará subordinada à temática das “Ervas Aromáticas e dos legumes” (rabanetes, coentros, salsa, nabiças, favas, manjericão, hortelã-pimenta...).
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Esta horta vertical existe desde o presente ano letivo: 2014/2015

Área aproximada da horta

Cerca de 2m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Esta foi uma estratégia de motivação de forma a promover o sucesso escolar de alunos abrangidos pelo Dec. Lei. 3/2008.
Os principais objetivos são os seguintes:
 Incentivar os alunos a criarem e a cuidarem de uma horta vertical;
 Promover o contacto dos alunos com elementos naturais, como terra e plantas;
 Desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas e de jardinagem;
 Identificar, comparar e classificar plantas;
 Realizar experiências e observar formas de reprodução e crescimento das plantas;
 Promover a educação ambiental;
 Usar materiais recicláveis utilizados no quotidiano (garrafas pet’s e garrafões);
 Promover a reutilização de materiais, respeitando o ambiente;
 Sensibilizar os alunos e a comunidade escolar para questões relacionadas com a sustentabilidade.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O facto de ser dinamizado por professores e alunos integrados na Educação Especial: UAM (Unidade de Apoio à Multideficiência) e CEI (Currículos Específicos Individuais).

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 5 professores
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: - Geografia; AVD (Atividades da Vida Diária); (CF) Competências Funcionais e Ciências Naturais.
  • N.º de alunos envolvidos: 8
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 8

Como são envolvidas as famílias?

Os encarregados de educação doaram plantas, terra e utensílios e usufruem das produções conseguidas.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos estão mais sensibilizados, bem como, a comunidade escolar para questões relacionadas com a sustentabilidade e as boas práticas ambientais. Reconhece-se por parte dos alunos preocupação e cuidados com a sua horta. A comunidade local e os alunos usufruem dos produtos produzidos.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos foram divididos em grupos de 4 elementos e cada grupo é orientados por uma professora. Durante a aula os alunos regam e retiram as ervas daninhas.

Como é feita a preparação do solo?

Foi feita uma recolha de pet’s e garrafões para desenvolver a cultura das ervas aromáticas e legumes e os encarregados de educação deram a terra. Trata-se de uma horta biológica sem a utilização de adubos químicos.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

 Alecrim;
 Alfazema;
 Rosmaninho;
 Arruda;
 Erva-cidreira;
 Salsa;
 Tomilho;
 Coentros;
 Caril;
 Oregãos;
 Hortelã;
 Cebolinho;
 Mangericão.
 Nabiça.
 Rabanetes.
 Poeijo.

Como é feita a gestão da rega?

Aproveita-se a água da chuva para regar as plantas que estão dentro do pavilhão. Para aquelas que estão no espaço exterior também se aproveita a água das chuvas para regar quando é necessário.
Esta tarefa é realizada pelos alunos, em tempo letivo, e pela assistentes operacionais nas interrupções letivas.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

As plantas até ao momento ainda não foram afetadas por pragas e doenças e caso venha a ocorrer a sua eliminação será na base da agricultura biológica. Para o efeito os alunos irão proceder a uma pesquisa. A monitorização é feita por observação direta, uma vez que a horta tem uma pequena dimensão.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os produtos recolhidos são levados pelos alunos para as suas casas para serem confecionados e /ou preparados para os professores na hora do almoço. Foram ainda realizados pequenos trabalhos de pesquisa.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 Professor Armando de Lucena

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Professor coordenador da horta: Susana Franco