Escola Básica Fernando Caldeira

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
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  • Etapas desde outubro 2014Etapas desde outubro 2014
  • Articulação: ecoclube e educação especialArticulação: ecoclube e educação especial
  • MorangosMorangos
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  • ecoFCaldeira_sou eco cidadão: www.agrupescolasagueda.ptecoFCaldeira_sou eco cidadão: www.agrupescolasagueda.pt
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

desde o dia Eco escola de 2014 (4 de Abril);

Área aproximada da horta

vários canteiros em expansão cada: com 10 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Âmbito integrado Eco-escolas projeto educativo do AEÁgueda ( www.agrup-escolas-agueda.pt)

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

- Integração Curricular entre níveis de ensino, interdisciplinaridade e articulação com a Ed. Especial;
-Enriquecimento Curricular ( eco clube e clube da estufa );
- articulação com a valência do Cubo da água da chuva e compostagem;
-equipas de zeladores, " eco vigilantes" dos 1.º e 2.º CEB;
- equipa educativa responsável transversal Eco- Escolas (ecoFCaldeira)
- integração arquitetónica em campus de livre acesso com acesso a percurso de manutenção:

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 12
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: eco clube ( enriquecimento curricular) e Clube da estufa ( Ed. Espscial)
  • N.º de alunos envolvidos: 40
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

Como são envolvidas as famílias?

Enquadramento em Conselho Eco-escolas, Conselhos de turma e via Blogue " sou eco cidadão" (http:ecofcaldeira.blogspot.com)

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Metas eco escolas: formar, gradual e progressivamente, cidadãos responsáveis no âmbito da sustentabilidade e dos 5R;
complementaridade pedagógica com a "feirinha verde" no final do ano, integrada na semana cultural e dia eco-escolas...;
complementaridade com a estufa geodésica ( operações de germinação, transvase,..)

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

os alunos do Eco Clube, da educação especial, e eco vigilantes ( 1.º e 2.º CEB) têm turnos orientados por professores em tempos de enriquecimento curricular ( Clubes);

Como é feita a preparação do solo?

À mão com ferramentas da Escola; terra apropriada gentilmente cedida pela CMÁgueda ( agenda 21) assim como a delimitação/resguardos em Bambu, igualmente construídos e aplicados, pela CMÁgueda, proprietária do campus e do edifício.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

da responsabilidade dos alunos,assegurada pelos clubes, ainda que simbólica, incorpora os desperdícios orgânicos de frutas, folhas e relva cortada dos espaços do recinto.

Quais as culturas / consociações instaladas?

simbolicamente, iniciou-se com alhos, celolo, couve rouxa, couva portuguesa, alface, e recentemente morangos.

Como é feita a gestão da rega?

A rega gerida pelos alunos dos Eco clube e clube da estufa , apoios dos Não Docentes e eco equipa.
A água da chuva é recolhida num recipiente de 1m3 "cubo da água";
a HORTA é desativada no final de cada ano letivo , em virtude de não existir poço ou cisterna para o verão quente e seco de Águeda.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

dada a experiência dos não docentes e professores monitores, usam-se as dicas naturais do sabão azul, ratoeiras de cerveja e cinza e outros truques para controlar a lesma, caracol e pulgão.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Articulação com a valência da estufa geodésica.

 

Publicado por: Escola Básica Fernando Caldeira

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Professor coordenador da horta: António José Coimbra Simões