Escola EB1/PE das Figueirinhas

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Vista panorâmica da horta
Esta foto regista a vista da nossa horta numa das salas do 1º Piso.Vista panorâmica da horta Esta foto regista a vista da nossa horta numa das salas do 1º Piso.
  • Plantações e manutenção
Esta foto regista o momento em que fizemos as nossas plantações das plantas que recebemos, desta vez nos pneus, e continuamos com a manutenção da horta das plantas existentes.Plantações e manutenção Esta foto regista o momento em que fizemos as nossas plantações das plantas que recebemos, desta vez nos pneus, e continuamos com a manutenção da horta das plantas existentes.
  • Pneus pintados
Esta foto regista os pneus pintados e a secar.Pneus pintados Esta foto regista os pneus pintados e a secar.
  • Esta foto regista a decoração de natal com um pinheiro grande elaborado com material reciclado, para chamar a atenção da comunidade como somos uma Eco-Escolas.Esta foto regista a decoração de natal com um pinheiro grande elaborado com material reciclado, para chamar a atenção da comunidade como somos uma Eco-Escolas.
  • Horta inicial
 Esta foto regista uma parte da nossa horta no inicio do ano.Horta inicial Esta foto regista uma parte da nossa horta no inicio do ano.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A nossa horta foi criada à cinco anos.

Área aproximada da horta

A Área é de 25m2 de comprimento e 4m2 de largura.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A criação da horta teve como principal objetivo o cultivo de alguns produtos biológicos, a sensibilização dos alunos para esta produção e manutenção dos espaços desaproveitados em redor da escola.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

-Sensibilizar toda a comunidade escolar para a importância da agricultura biológica, de forma divertida utilizando objetos coloridos (pneus, paletes, garrafões, etc.).
- Alguns alunos do C.E.I. fazem a manutenção da horta.
- Trabalhar em parcerias com várias entidades (Secretaria do Ambiente, Direção Regional de Florestas e Conservação da Natureza, Direção Regional de Ordenamento do Território e Ambiente, Câmara Municipal de Santa Cruz, Junta de Freguesia do Caniço e Tintas CIN)
- Posteriormente, o objetivo será dinamizar com atividades para as crianças o espaço onde está inserida a horta e espaço circundante.
- Levar os alunos ao conhecimento direto das plantas endêmicas.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 5 professores e 8 educadoras
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ensino especial, OTLs, expressão plástica e prés.
  • N.º de alunos envolvidos: Alunos dos OTLs, C.E.I. e prés
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

Como são envolvidas as famílias?

Trazendo plantas e diversos materiais que foram e são necessários para a realização e manutenção da horta

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Através da horta, a comunidade educativa consegue visualizar que somos uma Eco-Escolas.
- Divulgação do trabalho realizado pelos próprios alunos.
- Venda simbólica da produção da nossa horta para compra de produtos da manutenção da mesma.
- No dia da alimentação fazemos sopa com os nossos produtos.
- Quando os alunos têm dores ou estão mal dispostos (e o caso não é grave) tomam o chá das ervas da horta.
- Os alunos fazem a manutenção dos jardins em redor da escola.
- Através da horta, os alunos conhecem espécies diferentes de plantas.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A principal responsável pela horta é a assistente operacional Celina Freitas, que distribui e orienta as tarefas da manutenção da horta e da repartição das tarefas. A coordenadora do programa Eco-Escolas Raquel Oliveira organiza a parte burocrática de pedidos de material (tintas, pneus, plantas, terra, etc) e dá o seu apoio permanente em tudo o que a assistente operacional necessite.

Como é feita a preparação do solo?

No início do ano escolar, e como trabalhamos em parceria com a Câmara Municipal de Santa Cruz, esta enviou um jardineiro que colaborou com a nossa assistente operacional na preparação do solo (cavar, podar as árvores e limpeza). Atualmente a manutenção é efetuada pelos alunos do C.E.I. e assistente operacional.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, couve, ervas aromáticas, feijão, trigo, batata, batata doce, favas, estrelícias, algumas árvores, oliveira, Alecrim da Virgem, Santolina, Rúcula, Lavandula angustifólia, Funcho, Saponária, Salva – ananás, Mathaiola maderensis, Aeonium glutinosu, Lavandula pinnatta, Erva asteca e Hissópia.

Como é feita a gestão da rega?

Com água potável 2 a 3 vezes por semana consoante o solo necessite.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

É feita com água de sabão

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

No dia do ambiente realizaremos um picnic biológico e na aulas de Inglês realizaremos um lanche de scones com chá de ervas.
Os alunos estão a pintar as paletes para no futuro fazermos sofás. Assim, dinamizaremos os nossos recreios com a manutenção da horta, com jogos confecionados através de materiais reciclados e nos sofás confortáveis decorados pelos alunos.

 

Publicado por: Escola EB1/PE das Figueirinhas

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Professor coordenador da horta: Sónia Raquel Xavier de Oliveira