Escola EB 2,3/S Bento Rodrigues

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • colocação de restos no compostorcolocação de restos no compostor
  • germinação de sementes de ervilhagerminação de sementes de ervilha
  • sementeira de alfacesementeira de alface
  • sementeira de tomatesementeira de tomate
  • alecrimalecrim
  • salsasalsa
  • tomilhotomilho
  • couvescouves
  • germinação de sementes de abóboragerminação de sementes de abóbora
  • plantio de cebolinhoplantio de cebolinho
  • monda da hortamonda da horta
  • plantio de sementesplantio de sementes
  • Plantio de sementesPlantio de sementes
  • manutenção do compostormanutenção do compostor
  • Preparação do terreno e cultivo de sementes e plantio diversosPreparação do terreno e cultivo de sementes e plantio diversos
  • Preparação do terrenoPreparação do terreno
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 2 meses.

Área aproximada da horta

15m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Conhecer a origem de alguns alimentos consumidos no dia-a-dia;
Chamar a atenção para a importância da agricultura biológica;
Construir e cultivar uma horta;
Observar o crescimento/desenvolvimento de produtos hortícolas;
Fornecer alimentos saudáveis à escola;
Proceder à compostagem;
Desenvolver a responsabilidade.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O envolvimento dos encarregados na explicação do funcionamento de uma horta e da utilidade dos produtos obtidos
A motivação e alegria dos alunos.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Cidadania e Ciências da Natureza
  • N.º de alunos envolvidos: 33
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 3

Como são envolvidas as famílias?

As sementes e plantio de todos os produtos hortícolas e ervas aromáticas cultivadas na horta foram fornecidas pelos encarregados de educação.
Foi dinamizada por um encarregado de educação uma sessão de esclarecimento dobre a agricultura biológica, fazendo-se uma referência às fases da lua, à constituição dos solo, às diferentes fases de desenvolvimento de uma semente, à compostagem, entre outros assuntos.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos envolvidos estão a participar com bastante interesse nas actividades da horta.
Contribuíram bastante com sementes e plantio. Todas as semanas participam com interesse e responsabilidade na rega e limpeza da horta (retirar ervas daninhas) e ainda na recola de restos da cantina para colocarem no compostor.
A maioria das culturas ainda não cresceram (foi feita a sementeira), mas os alunos já têm grande orgulho na sua "horta", convidando professores e alunos a verem o que estão a fazer.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas são organizadas semanalmente na aula de cidadania, através de um escalonamento. Diariamente é feita a rega e a recolha e depósito no compostor de restos de hortaliças, legumes, fruta, tubérculos, borra de café da cantina e bar da escola.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feita através de um tractor que revolveu e arejou a terra Não foi feita qualquer adubação.
Os alunos é que plantam e semeiam os produtos, não havendo grande compactação do solo.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Com restos hortaliças, legumes, batatas, frutas da cantina e ainda com a borra de café do bar da escola. Alguns alunos e professores também trazem restos de alimentos crus e biodegradáveis para colocar no compostor.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve, repolhos, rabanetes, cebolinho, espinafres, favas, feijão verde, ervilhas, rabanetes, alho francês, agrião, abóboras, alface, tomilho, alecrim, hortelã, erva principe, salsa e funcho.
è de referir que todas as semanas os alunos trazem sempre uma novidade, que é sempre aproveitada.

Como é feita a gestão da rega?

Tem chovido muito pouco daqui que a rega tem sido diária. Geralmente pelas 8h30m ou pelas 16h. Todos os dias os alunos seguem o escalonamento feito na semana anterior. Nos dias que chove não é feita a rega e temos tentado recolher alguma água das chuvas, o que não tem sido fácil uma vez que tem chovido muito pouco.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Estamos no início e ainda não se registaram quaisquer pragas ou doenças. Apenas a presença de alguns caracóis, que têm sido retirados à mão. Além disso, os alunos têm colocado borra de café e cascas de ovos esmagadas.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os produtos cultivados irão ser utilizados na cantina da escola.

 

Publicado por: Escola EB 2,3/S Bento Rodrigues

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Professor coordenador da horta: Maria João Ferreira de Freitas Sousa