Escola EB1/JI de Pindelo

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • Horta da EB1/JI de Pindelo, já com salsa, nabiças e morangueiras.Horta da EB1/JI de Pindelo, já com salsa, nabiças e morangueiras.
  • Sementeira de alhos.Sementeira de alhos.
  • Plantação das couves.Plantação das couves.
  • Sementeira das favas.Sementeira das favas.
  • No final da sementeira e da plantação das couves a nossa horta ficou assim.No final da sementeira e da plantação das couves a nossa horta ficou assim.
  • Passados mais ou menos 2 meses está assim a nossa horta, as favas estão prestes a dar flor.Passados mais ou menos 2 meses está assim a nossa horta, as favas estão prestes a dar flor.
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

Área aproximada da horta

6 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

As motivações residem no interesse das crianças em semear, plantar de forma biológica e colher o que se produzir.
Os objetivos são direcionados ao conhecimento de uma horta biológica e doação para a cantina que frequentam dos produtos que dela produzirmos (Centro Social e Recreativo de Pindelo).

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Vivenciar o desenvolvimento, o crescimento e os cuidados a ter com as plantas e na sua maturação para posteriormente se poder degustar.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Área do Conhecimento do Meio e Estudo do Meio
  • N.º de alunos envolvidos: 65
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 6

Como são envolvidas as famílias?

Contribuição com plantas e sementes, assim como com alguma manutenção da horta.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Possibilidade de comparar produtos biológicos com os não biológicos.
Desenvolver a solidariedade com a doação dos produtos à cantina do Centro Social e Recreativo de Pindelo.
Conhecer novas formas de combater as pragas.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Tabela com a distribuição de tarefas onde se inclui a participação de todas as turmas da escola, das docentes e das assistentes operacionais.

Como é feita a preparação do solo?

Cavar e remover pedras e ervas daninhas; colocação do composto resultante da compostagem do ano anterior, espalhado por toda a terra.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

É feita com as folhas recolhidas no recreio, das duas tílias aí existentes e restos de fruta.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, couves, alhos, ervilhas, ameixoeira, salsa e morangueiras.

Como é feita a gestão da rega?

É feita ao final do dia, pelos alunos com a supervisão das assistentes operacionais.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

É feita com a pulverização com água e sabão; e com cinza.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Compostagem e confeção de alimentos.

 

Publicado por: Escola EB1/JI de Pindelo

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Professor coordenador da horta: Isabel Margarida Matos da Costa