Escola Sec. com 3.º Ciclo de Serpa

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Preparação do terreno.Preparação do terreno.
  • Favas.Favas.
  • Alfaces e couves.Alfaces e couves.
  • Hortícolas Vários.Hortícolas Vários.
  • Hortícolas Vários.Hortícolas Vários.
  • Pequenas plântulas já na terra.Pequenas plântulas já na terra.
  • Pequena estufa.Pequena estufa.
  • Estufa grande em construção.Estufa grande em construção.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Dois anos letivos

Área aproximada da horta

1000 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Pretende-se que a Horta escolar constitua como um importante recurso educativo que proporcione às crianças e jovens oportunidades para a compreensão da origem dos alimentos, a observação do seu desenvolvimento e dos processos de produção, bem como, o conhecimento dos alimentos hortícolas e da respetiva sazonalidade.
Pretende-se fomentar a prática da horticultura biológica; promover uma alimentação saudável com produtos biológicos; sensibilizar para o respeito e defesa pelo ambiente; valorizar o espírito de entreajuda na utilização do espaço escolar e na manutenção do mesmo; promover a formação pedagógica dos alunos, no que diz respeito à produção de alimentos saudáveis através de práticas amigas do ambiente; proporcionar oportunidades para que os alunos observem e compreendam a origem de alguns alimentos, o ciclo de vida das plantas que os originam, a sua sazonalidade e as condições de produção.
Pretende-se que seja utilizada no desenvolvimento da diciplina de hortofloricultura e jardinagem de duas turmas, de 8º e 9º anos, do Curso Vocacional de 3º Ciclo.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Aulas práticas de hortofloricultura e jardinagem.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: H ortofloricultura e jardinagem
  • N.º de alunos envolvidos: 41
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

As famílias contribuem com sementes e/ou plântulas e enquanto compradores de alguns produtos da horta.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Benefícios alcançados com o projeto horta escolar: produção e consumo de alimentos naturais pelos alunos, atividades ligadas à culinária na escola, troca de conhecimentos, melhoria nas escolhas alimentares dos alunos. Os alunos servem de multiplicadores, porque levam o que aprendem na escola para casa e, deste modo, a influência da horta não se restringe à escola. A horta biológica sensibiliza, na prática, as consequências que ações do homem têm no meio ambiente.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É feita nas aulas.

Como é feita a preparação do solo?

Foi feita com uma máquina w depois pelos alunos com enxadas, ancinhos, etc.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, ervilhas, alfaces, cebolas, alhos, rabanetes, coentros, rábanos,salsa.

Como é feita a gestão da rega?

Vai ser brevemente instalado um sistema gota a gota.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Até agora não houve grandes problemas com pragas e doenças.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os produtos são confecionados na cantina; alguns são vendidos a professores e funcionários no sentido de angariar fundos para a aquisição de sementes.
Os produtos da horta são vendidos na feira de produtos naturais e regionais, que se realizou no dia 16 de março e angariou fundos para as famílias carenciadas de Serpa.

 

Publicado por: Escola Sec. com 3.º Ciclo de Serpa

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Professor coordenador da horta: Leonor Paiva