Escola EB1/PE do Estreito da Calheta

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Preparação do terreno - monda.Preparação do terreno - monda.
  • Preparação do terrenoPreparação do terreno
  • Fertilização do terreno com composto orgânico.Fertilização do terreno com composto orgânico.
  • Plantação das primeiras culturas.Plantação das primeiras culturas.
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe uma horta na escola à 7 anos.

Área aproximada da horta

A horta tem, aproximadamente, 100 m2 de área.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta foi criada com o intuito de ensinar, às crianças da escola, como preservar o nosso ambiente, a importância da agricultura na sustentabilidade do planeta e como aproveitar os resíduos orgânicos. Foi, igualmente, pretendido motivar os encarregados de educação e restante comunidade para a renovação de algumas práticas agrícolas antigas, a redução do uso de fertilizantes químicos e a introdução de hábitos de compostagem doméstica.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A área de cultivo, o envolvimento de toda a comunidade educativa bem como da comunidade envolvente, a duração do projeto (7 anos) e a criação de uma área de pomar circundante à horta.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 17
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Pré-Escolar e Educação para a Cidadania (1.º Ciclo).
  • N.º de alunos envolvidos: 117
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 8
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

Fornecem sementes ou plantas, compram alguns dos alimentos colhidos, visitam o espaço com os seus filhos e ajudam, esporadicamente, na sua manutenção.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Como os trabalhos na horta já durante à 7 anos, os alunos mais velhos (3.º e 4.º anos) revelam conhecimentos acerca do significado de agricultura biológica, dos benefícios do uso de fertilizantes orgânicos e do consumo de produtos biológicos. Alguns deles revelam que já praticam agricultura biológica em casa.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma, desde o pré-escolar ao 4.º ano de escolaridade, gere um talhão da horta: planta, monda, rega e colhe os produtos. Para isso contam com o apoio dos respetivos professores titulares de turma, das auxiliares e de alguns pais.

Como é feita a preparação do solo?

No período de férias de verão, o terreno fica em repouso sem culturas. Em setembro, no início das aulas, os alunos mondam os seus talhões que, posteriormente, são cavados pelos professores ou auxiliares. Antes de iniciarem as plantações, os alunos espalham o composto orgânico produzido através da compostagem doméstica na escola, durante o ano letivo anterior.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Colocando dentro de um compostor, feito por um pai com paletes de madeira, os restos de legumes, cascas de legumes e frutas, cascas de ovos, palha de cana de açúcar, relva seca, borras de café, sacos de chá, folhas do jardim e ervas sem sementes.

Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas produzidas tentam sempre estar de acordo com a época do ano. Cultivam-se cebolas, alfaces, favas, ervas aromáticas (funcho, salsa, oregãos, segurelha, alecrim, coentros, etc.), couves de várias qualidades, beterrabas, cenouras, feijão, etc.

Como é feita a gestão da rega?

Como ainda não foi possível implementar o sistema de rega por levada (sistema tradicional da Madeira), usamos a água de rede para regar. Sempre que possível, a rega é efetuada ao início ou fim do dia, momentos de menos calor.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Recorrendo à plantação de plantas repelentes e colocação de cinza de carvão.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Durante a semana dedicada ao ambiente ( primeira semana de junho), realiza-se a venda de produtos da horta num "Mercadinho pedagógico". Ao longo do ano, confecionam-se alguns doces com abóboras e fruta do pomar.

 

Publicado por: Escola EB1/PE do Estreito da Calheta

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Professor coordenador da horta: Maria João Fernandes Sousa Abreu