Centro Educativo Navarro de Paiva

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Preparação do terrenoPreparação do terreno
  • pimentos na hortapimentos na horta
  • Os formandos do curso de Jardinagem trabalham na horta semanalmente.Os formandos do curso de Jardinagem trabalham na horta semanalmente.
  • Couve PortuguesaCouve Portuguesa
  • CoentrosCoentros
  • AbóboraAbóbora
  • Mais couves para a sopa.Mais couves para a sopa.
  • Couves a caminho da cozinha do nosso Centro. Todos os produtos da nossa horta são consumidos pela comunidade educativa.Couves a caminho da cozinha do nosso Centro. Todos os produtos da nossa horta são consumidos pela comunidade educativa.
  • Colhemos alho francês para as nossas sopas.Colhemos alho francês para as nossas sopas.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A nossa horta existe há 12 anos. Inicialmente era um canteiro mais pequeno, atualmente o espaço da horta ultrapassa os 10m2.

Área aproximada da horta

200 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Esta horta existe para que possamos consumir produtos biológicos. É importante para os jovens terem a experiência de semear para colher mais tarde, ver os "frutos" do seu trabalho e saberem trabalhar em grupo. Os conhecimentos na área da biologia e agricultura enriquecem o currículo destes jovens. Uma vez que o espaço já existia e havendo um curso profissional na área de jardinagem, estavam reunidas todas as condições para que este projeto se desenvolvesse.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Existe uma articulação entre os jardins do Centro, a sua limpeza e manutenção, os animais domésticos que temos e o projeto da Horta. A Horta não existe só por si, existe num contexto institucional que integra outros espaços e atividades no âmbito da educação e práticas ambientais. É um todo que caracteriza o espaço institucional no qual o Eco-Escolas se torna um estilo de vida, do qual a Horta é o exemplo maior.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Cidadania e Empregabilidade e Matemática
  • N.º de alunos envolvidos: 20
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

Uma vez internados em Centro Educativo, não é possível envolver diretamente a famílias neste projeto.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O impacto é aquele já foi descrito quando falámos na "originalidade" deste projeto. Toda a comunidade se alimenta destes produtos e acompanha os jovens nas respetivas atividades. Todos contribuem de alguma forma, trazendo, por exemplo, das suas terras natais produtos para os jovens semearem. Alguns produtos, como as abóboras, são usados no Curso Profissional de Cozinha para a confeção de compotas e outros pratos.
Também tem impacto nos conteúdos trabalhados nas aulas teóricas de Cidadania e Empregabilidade, Matemática e Português, numa lógica de interdisciplinaridade. Ver exemplo de relatório que os jovens têm de escrever sempre que trabalham na horta.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta está assegurada diariamente na oficina do curso de Jardinagem. Os jovens trabalham em pequenos grupos, nas diversas tarefas: monda, preparação do terreno, adubação, construção de canteiros, regas, sementeira, colheita...

Como é feita a preparação do solo?

Cavam e remexem a terra para fazer a manta e abrem regos e mondam os canteiros. Adubam a terra com o nosso composto biológico. Alisam o terreno e com os plantadores abrem buracos para a plantação. Tapam e regam.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Os materiais da compostagem vêm da cozinha, de parte dos resíduos da limpeza dos jardins (parte seca), dos dejetos dos nossos animais domésticos. A compostagem é tratada regularmente, remexida, dependendo do clima.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas, alfazema, alecrim e flores amarelas, bem como alho e aipo contribuem para a proteção das outras culturas. A variedade e rotatividade de produtos semeados e plantados contribuem também para culturas mais saudáveis.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita em função do clima. É feita manualmente com a água do nosso poço.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A manutenção e controlo é feita manualmente. Usamos alguns produtos naturais como o sabão azul e branco com água funciona como um inseticida natural.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Patos e galinhas.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os produtos da nossa horta são consumidos diariamente na nossa cantina, nomeadamente na confeção de sopas e saladas. Os jovens tratam dos animais domésticos, patos e galinhas, que também se alimentam das couves da horta e contribuem para o composto que usam no terreno. Os jovens estão internados em centro educativo e por isso este trabalho é feito inclusive aos fins-de-semana. Associado à horta está o trabalho de jardinagem, diversidade de plantas e a compostagem.

 

Publicado por: Centro Educativo Navarro de Paiva

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Professor coordenador da horta: Ana Silva