Escola Sec. Miguel Torga

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • Plantas em vaso para transplantar.Plantas em vaso para transplantar.
  • Preparação do solo 2Preparação do solo 2
  • Aprendendo com Aprendendo com "quem sabe de agricultura"
  • Viveiro de plantasViveiro de plantas
  • Plantação de espécies para a hortaPlantação de espécies para a horta
  • Sementeira das espécies para a hortaSementeira das espécies para a horta
  • Preparação do solo 1Preparação do solo 1
  • Colocação da matéria obtida por compostagemColocação da matéria obtida por compostagem
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 
 
A nossa horta foi assim em junho

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 3 anos

Área aproximada da horta

9 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta iniciou-se porque os alunos mostravam grande desconhecimento sobre os assuntos de agricultura e cultivo da Terra. Como a escola tinha um canteiro "Canteiro Miguel Torga" com as plantas da imagética do Torga, os alunos do 8º ano ao visitarem o canteiro sugeriram a criação de uma pequena horta ao lado do canteiro. Nos anos letivos anteriores foi possível apenas cultivar aromáticas e algumas (poucas) espécies de outros vegetais.
Os alunos consideram que no ANO INTERNACIONAL DOS SOLOS devem relembrar a comunidade escolar que os solos são para preservar pois são eles que nos dão a maior parte dos alimentos daí terem como objetivos sensibilizar a comunidade escolar e ao mesmo tempo dar a conhecer produtos biológicos.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais, Biologia, Física e Química.
  • N.º de alunos envolvidos: 20
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

Participam com exemplares e sementes de plantas.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos tiveram contacto com as várias etapas de produção de alguns vegetais, facto que desconheciam até esta altura.
As culturas produzidas na horta foram distribuídas aos alunos que puderam utilizar como alimento em casa.
Também a restante comunidade teve oportunidade de observar o desenvolvimento das espécies cultivadas na horta.
Não esquecendo a biodiversidade, foi possível observar diferentes seres vivos que se alimentavam dos exemplares existentes.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta foi tratada semanalmente pelos alunos do Projeto Eco-escolas que faziam as tarefas de rega, recolha de ervas daninhas, tratamento do solo, compostagem para utilizar na horta.
As tarefas foram executadas em regime rotativo pelos alunos e professores do Eco-Escolas.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo ( escavação, tipo de cultura e adubação) foi feita com a orientação do responsável de jardinagem da escola utilizando, para adubo, a matéria produzida no compostor construído pelos alunos.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Restos de plantas, ervas secas e verdes provenientes do corte, ramos e alguns restos de frutas.
Nota: evitou-se a utilização de materiais que pudessem atrair pequenos roedores.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram cultivadas, alfaces, cebolas, couves, tomateiros, chuchus, morangos e ervas aromáticas.

Como é feita a gestão da rega?

A rega foi feita pelos alunos do Eco-Escolas sempre que necessário.
Na maior parte das vezes, os alunos utilizaram regador em vez de mangueira.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Para o controlo de pragas, utilizamos uma mistura fervida à base de sabão, água e restos de tabaco.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Minhocas, caracóis, centopeias, sapos, bichos de conta, aranhas, etc.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os animais encontrados na horta serviram para o desenvolvimento do Projeto "Newton gostava de ler- Biodiversidade da manta morta - em parceria com a Biblioteca Escolar.

 

Publicado por: Escola Sec. Miguel Torga

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Professor coordenador da horta: Maria de Lurdes Louro