Fundação Dona Jacinta de Ornelas Pereira

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • 1º Momento da nossa Horta - Plantação inicial de alguns legumes contam com a colaboração de algumas crianças.1º Momento da nossa Horta - Plantação inicial de alguns legumes contam com a colaboração de algumas crianças.
  • 1º Momento da nossa Horta - colaboração de algumas crianças que se divertiram muito!1º Momento da nossa Horta - colaboração de algumas crianças que se divertiram muito!
  • 1º Momento da nossa Horta -plantação de beterraba. A terra havia já sido preparada pelo nosso jardineiro com estrume de coelho.1º Momento da nossa Horta -plantação de beterraba. A terra havia já sido preparada pelo nosso jardineiro com estrume de coelho.
  • 1º Momento da nossa Horta - plantação de nabo.1º Momento da nossa Horta - plantação de nabo.
  • 1º Momento da nossa Horta - resultado final foi a plantação essencialmente de nabo, beterraba, couve e alface.1º Momento da nossa Horta - resultado final foi a plantação essencialmente de nabo, beterraba, couve e alface.
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 a 4 anos

Área aproximada da horta

Aproximadamente 10m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Em primeiro lugar, por motivos económicos.
Em segundo lugar, para consumo próprio dos nossos bebés, das nossas crianças e das irmãs religiosas que dirigem a instituição. Desde modo, sabemos que são realmente produtos biológicos e que as nossas crianças estão a comer verduras frescas e confecionadas na escola proporcionando-lhes uma alimentação mais saudável.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Em primeiro lugar, a parte educativa, que permite dar às crianças a possibilidade de acompanhar todo o processo de construir uma horta biológica, participar na sua exploração, na plantação dos legumes e aquisição de novo vocabulário ( pois apesar de viver no campo esta atividade deixou de se ver por aqui, visto haver muita imigração e os pais que cá estão já não se dedicam tanto à agricultura como os avôs antigamente);
É um projeto ambicioso pois, o que se cultiva é para consumo próprio da instituição, é apanhado fresquinho, depois é confecionado, e assim sabemos exatamente o que estamos a dar aos nossos meninos e principalmente como foram tratados.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Jardim de Infância
  • N.º de alunos envolvidos: 43
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 5

Como são envolvidas as famílias?

As famílias são convidadas a verem a horta com os filhos; posteriormente a explorarem através de livros, pesquisas o nome das hortaliças e legumes que estão plantados na horta.
São também convidados pelos filhos a verem a evolução do crescimento da sua hortaliça.
Podem dar continuidade em casa confecionando uma sopa e explorando as diferenças entre produtos biológicos e entre aquelas hortaliças e legumes que são tratados com químicos.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

As crianças vivem no meio rural. Alguns pais ainda lavouram outros não. É interessante ver como entre pai e filho trocam e experienciam esta diferença de agriculturas, principalmente no grupo que completa 4 anos e o grupo dos 5 anos. Também há o diálogo entre os pais, que por vezes, no pós laboral praticam agricultura de subsistência. Mas saliento acima de tudo a riqueza que os nossos bebés e crianças têm com a nossa horta biológica em ter as hortaliças e legumes sempre fresquinhos, sem químicos e prontos a serem confecionados sem terem que passar por nenhuma transformação. Os pais valorizam muito a qualidade e acho que isto podemos chamar de qualidade biológica.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita por um jardineiro que espalha o estrume de coelho, envolve com a terra e deixa repousar para depois plantar. Seguidamente faz a plantação e, a irmã Fátima encarrega-se de regar.
Ao longo do crescimento da cultura, a irmã apanha algumas ervas daninhas, algumas folhas por exemplo das couves que estejam mais velhas e que vão para os coelhos.

Como é feita a preparação do solo?

A manutenção da horta é feita por um jardineiro que espalha o estrume de coelho, envolve com a terra e deixa repousar para depois plantar.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

São deitadas por camadas em cima da terra húmida cascas de frutos, folhas secas e água para humidificar o composto. Depois, é muito bem abafado para não deixar odores.

Quais as culturas / consociações instaladas?

São: couve lombarda, couve de repolho, batata doce, pimpinelas, alface, nabos, beterraba, couve tronjuda, pimentos, acelgas, couve de todos os dias. Temos também um cantinho com ervas aromáticas e ervas de chá: anis, funcho, cidreira, segurelha, alecrim, hortelã, salva, caninha príncipe, segurelha de limão, orégãos, manjericão.

Como é feita a gestão da rega?

A plantação inicialmente é regada todos os dias. Quando está maior, é regada 2 a 3 vezes por semana. A água é da instituição pois esta investiu na construção de um poço para exploração de uma nascente que esta possui.
A rega fica a cargo da irmã Fátima.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A irmã passa todos os dias pela horta e observa como está a desenvolver a plantação.
Usa-se cinza no solo e sabão diluído em água para borrifar as folhas.
Foi também criado um espantalho pelo grupo dos 5 anos a fim de afugentar os pássaros.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Coelhos. As ervas daninhas e as couves que são apanhadas e que são impróprias para consumo têm como fim a alimentação dos coelhos.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção de alimentos na copa da creche e casa das irmãs.

 

Publicado por: Fundação Dona Jacinta de Ornelas Pereira

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Professor coordenador da horta: Simone Verónica Serrão dos Santos e Sandra Gonçalves