Jardim de Infância e EB do Prado

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Rica em diversidade, a horta é um espaço de aprendizagem que espevita os sentidos e aguça a curiosidade.Rica em diversidade, a horta é um espaço de aprendizagem que espevita os sentidos e aguça a curiosidade.
  • Sachamos as favas que já nasceram e estão a crescer com o nosso adubo biológico.Sachamos as favas que já nasceram e estão a crescer com o nosso adubo biológico.
  • Aproveita-se o espaço da horta para promover a transversalidade curricular e formar para a cidadania.Aproveita-se o espaço da horta para promover a transversalidade curricular e formar para a cidadania.
  • Todas as crianças participam ativamente no trabaho desenvolvido na horta. Aqui estão a preparar os percursos à volta dos talhões, com gravilha disponibilizada pela Junta de Freguesia.Todas as crianças participam ativamente no trabaho desenvolvido na horta. Aqui estão a preparar os percursos à volta dos talhões, com gravilha disponibilizada pela Junta de Freguesia.
  • Aproveitamos os resíduos orgânicos das galinhas e coelhos para enriquecer o composto com que adubamos o terreno da horta e pomar.Aproveitamos os resíduos orgânicos das galinhas e coelhos para enriquecer o composto com que adubamos o terreno da horta e pomar.
  • As crianças apanham as folhas secas caídas pelo recreio e praticam mulching para proteger as plantas e manterem o solo húmido.As crianças apanham as folhas secas caídas pelo recreio e praticam mulching para proteger as plantas e manterem o solo húmido.
  • O porquinho da india coabita com os coelhos e têm uma relação amistosa. São alimentados com comida biológica, colhida na nossa horta ou trazida pelas crianças.O porquinho da india coabita com os coelhos e têm uma relação amistosa. São alimentados com comida biológica, colhida na nossa horta ou trazida pelas crianças.
  • A horta está dividida por talhões com diversas plantas vegetais, aromáticas e fruticolas, ladeada por plantas aromáticas e flores para atrair os insetos auxiliares.A horta está dividida por talhões com diversas plantas vegetais, aromáticas e fruticolas, ladeada por plantas aromáticas e flores para atrair os insetos auxiliares.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 11 anos.

Área aproximada da horta

150m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Tínhamos espaço e vontade de o melhorar. Além disso recebemos crianças de várias localidades, inclusive da cidade, e muitas não conhecem os vegetais nem sabem a origem dos alimentos. Também é uma forma de promover alimentação saudável e motivar as crianças a provar aquilo que elas próprias semearam ou plantaram e que dizem não gostar. Promover e incentivar o consumo de produtos biológicos.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

É uma horta sustentável que deu provas da sua originalidade e eficácia. Toda a comunidade participa e colabora na sua manutenção. Através desta iniciativa os pais das crianças perceberam a importância de praticar agricultura biológica e todos reduziram ou tentam abolir produtos químicos nas suas hortas e todos produzem ou ajudam a produzir adubo biológico através do processo da compostagem. A nossa escola é dada como exemplo e recebemos visitas de outras escolas que pretendem fazer hortas para aprenderem com a nossa prática.Chegamos a receber um grupo de professores de diversos países europeus para visitar a nossa Escola e conhecer o nosso trabalho no ambito do projeto Comenius, no ano em que o tema versava o ambiente.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Todas as áreas de conteúdo e discilpinas que fazem parte do currículo. Temos 4 salas, 3 do 1º Ciclo e uma do Pré-escolar. ma do Pré-Escolar.
  • N.º de alunos envolvidos: 90
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: Vários

Como são envolvidas as famílias?

Através de reuniões de pais, em palestras sobre o assunto, com panfletos elaborados pelos filhos, com convites feitos por eles e através do placar Eco-Escolas. Em ocasiões especiais convidamos a virem à escola ao sábado( Eco-Sábado) e há muitos que aparecem, consoante a disponibilidade, para trabalharem na horta e ajudarem nos trabalhos mais pesados. Os filhos vêm com eles e todos têm tarefas a desempenhar.Através da publicação de noticias no jornal do agrupamento "O Cuco" e nas fotos de atividades que expomos no placar Eco-Escolas ou mostramos em reuniões e dias festivos.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Todas as crianças participam nos trabalhos da horta, respeitando o espaço e responsabilizando-se das suas tarefas. Sempre que colhemos os produtos são consumidos no refeitório ou em atividades de culinária realizadas à sexta e começam a gostar de alimentos que diziam não gostar. Conhecem diversas espécies e aprendem o processo da cadeia alimentar. As famílias valorizam e consomem mais alimentos biológicos. As crianças trazem bolos de aniversário que são réplicas da nossa horta.Toda a comunidade conhece a nossa escola pelas boas práticas ambientais e escolhem-na para os seus filhos. Somos solicitados pela Autarquia e UTAD para participar em palestras sobre biodiversidade e hortas biológicas e partilhar o nosso trabalho.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No inicio do ano fazemos uma assembleia geral mostrando a todos os alunos um powerpoint de atividades realizadas na escola para incentivar os novos, e dar-lhes a conhecer o programa Eco-Escolas.
Nestas assembleias que são realizadas periodicamente, tomam-se decisões e definem-se estratégias e tarefas para desenvolver ao longo do ano. Os dois alunos de cada turma escolhidos pelos colegas vão fazer parte do Eco-Conselho e a esses cabe-lhes mais responsabilidade mas todos se empenham e participam nas atividades propostas. Cada sala tem um quadro de tarefas definidas entre si. Os docentes reúnem todos os meses para planificarem, organizarem e avaliarem as atividades. Cada sala tem um dia por semana para trabalhar na horta mas há atividades em conjunto e os momentos do recreio são partilhados neste espaço pelos responsáveis.

Como é feita a preparação do solo?

No inicio do ano preparamos o terreno cavando os talhões e deixando repousar alguns dias, depois deitamos o composto produzido na escola pelas crianças do ano anterior e que está pronto a ser usado. Os pais ajudam sempre que podem.Continuamos a produzir outro que vamos conservando em vários estados de maturação. Temos um espaço grande debaixo de uma árvore, coberto com as folhas secas que as crianças recolhem com as carretas do recreio. Só mais tarde fazemos as sementeiras adequadas a cada época.Praticamos mulching para proteger as plantas da geada e manter o solo humido.São as crianças que, com as folhas secas que caem das árvores enchem as carretas e cobrem as plantas.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Com materiais verdes e castanhos, alternando de forma a que o último seja castanho para proteger o composto e evitar atrair os mosquitos. Usamos restos vegetais que a criança responsável traz de casa num baldinho para o efeito, cascas de ovos, borras de café, saquinhos ou folhas das infusões, relva, aparas de poda, cinza da lareira, cascas da fruta dos lanches da Escola e sobremesas do refeitório, estrume dos nossos animais: coelhos, porquinhos da india e galinhas, entre outos materiais.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos várias plantas hortícolas,aromáticas e fruticolas. Embora tenhamos um canteiro com plantas aromáticas e medicinais, toda a horta é ladeada destas plantas e outras com flores, para atrair os insetos auxiliares, e ainda temos um espaço com morangos silvestres, framboesas e groselhas.
Neste momento temos alhos,coentros e cenouras; espinafres, rabanetes, couve coração, lombarda, galega, brócolos;favas e ervilhas. Temos morangos, amores perfeitos, calendulas, tomilho, cebolinho, funcho, salva, alecrim, ervilhas de cheiro, gengibre, salva ananás,rosmaninho, alfazema, lúcia lima, cidreira,entre outras.

Como é feita a gestão da rega?

Ao longo do ano,são as crianças responsáveis por essa tarefa, com a supervisão do professor,regra geral às 10,30, hora do recreio. As crianças enchem os regadores do coletor pluvial que tem a água da chuva armazenada e foi oferecidao pela EMAR, empresa municipal de Vila Real,e regam a horta e o jardim. No verão é a assistente operacional logo de manhã, antes das 8h e 30m ou no fim do dia, perto das 19h. Nos dias mais quentes prefere-se o fim da tarde para a água ser absorvida durante a noite e manter o solo humido durante mais tempo.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Raramente surgem pragas porque os insetos auxiliares desempenham bem o seu papel mas sempre que se verificam pulgões ou outras pragas pulverizamos com uma solução de água e sabão rosa ou azul ou então com urtigas maceradas-chorume.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Coelhos, porquinhos da india e galinhas.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Todos os anos fazemos uma feira de outono com produtos da horta e outros com que os pais contribuem.Sempre biológicos. Vendemos compotas confecionadas pelas crianças com os frutos colhidos das árvores do nosso pomar. Todas as sextas realizamos atividades de culinária recorrendo aos produtos da horta. Nas festas da Escola e nas reuniões,servimos infusões dos chás ou ervas aromáticas da nossa horta. Complementamos as refeições servidas no refeitório, com saladas ou vegetais colhidos na nossa horta. Cozemos o pão com o milho que colhemos, desfolhamos, malhamos e levamos a moer em moinho tradicional. Barrámos a broa com compota de morango ou framboesa também da nossa horta. Fazemos jogos,concursos e pedypapers.

 

Publicado por: Jardim de Infância e EB do Prado

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Professor coordenador da horta: Maria Luísa F. Gomes Ferreira Queirós