Escola Básica de Freiria

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Primeiras plantações na estufa (17 outubro 2014)Primeiras plantações na estufa (17 outubro 2014)
  • Preparação do terreno da horta (17 outubro 2014)Preparação do terreno da horta (17 outubro 2014)
  • As primeiras sementeiras já estão a nascer (12 dezembro 2014)As primeiras sementeiras já estão a nascer (12 dezembro 2014)
  • As nabiças já nasceram! (2 dezembro 2014)As nabiças já nasceram! (2 dezembro 2014)
  • Produtos da estufa (2 dezembro 2014)Produtos da estufa (2 dezembro 2014)
  • O compostor (17 outubro 2014)O compostor (17 outubro 2014)
  • Início da realização do charco (9 janeiro 2015)Início da realização do charco (9 janeiro 2015)
  • O charco está quase escavado! (24 fevereiro 2015)O charco está quase escavado! (24 fevereiro 2015)
  • O início do O início do "Cantinho das aromáticas" (24 fevereiro de 2014)
  • As favas já floriram! (24 fevereiro 2014)As favas já floriram! (24 fevereiro 2014)
  • Preparação do terreno para a sementeira da batata (24 fevereiro 2014)Preparação do terreno para a sementeira da batata (24 fevereiro 2014)
  • As alfaces da horta. Que salada tão saborosa! (12 dezembro 2014)As alfaces da horta. Que salada tão saborosa! (12 dezembro 2014)
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há cerca de sete anos. A estufa foi construída há cinco anos.

Área aproximada da horta

21 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Sensibilizar para a importância das questões relacionadas com o meio ambiente e sua preservação;
- Sensibilizar para a importância e manutenção da agricultura/espaços verdes;
- Fomentar a agricultura biológica;
- Promover /valorizar o contacto com a terra e a aquisição de conhecimentos de jardinagem, hortofruticultura e compostagem;
-Adquirir competências pessoais e sociais que tornem o aluno útil e reconhecido na família e na comunidade;
-Permitir o estudo do desenvolvimento das plantas e a influência dos factores ambientais;
-Promover atividades práticas e funcionais úteis para a vida ativa;
- Conhecer e aplicar algumas técnicas utilizadas na agricultura e na jardinagem.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A valorização pessoal e social dos alunos que desenvolveram este projeto (alunos de um curso vocacional de 6º ano e alunos com necessidades educativas especiais);
A sensibilização, na família e na escola, para a importância da produção e consumo de produtos biológicos;
Participação da comunidade educativa no desenvolvimento destas atividades.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Hortofruticultura (curso Vocacional de 6º ano) e Oficina dos Saberes (Equipa de Educação Especial)
  • N.º de alunos envolvidos: 24
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 1

Como são envolvidas as famílias?

As famílias participaram fornecendo sementes e plantas para a horta. Também contribuíram com alguns legumes e frutos para a atividade realizada no Dia Mundial da Floresta.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Todas as semanas (a partir de fevereiro) os produtos da horta foram vendidos na escola e no dia Mundial da Floresta foi efetuada uma banca onde se apresentaram os produtos produzidos na horta.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita no horário das áreas vocacionais de Hortofruticultura (duas vezes por semana) e de Oficina dos Saberes, (duas vezes por semana), três delas com o acompanhamento de um jardineiro da Câmara Municipal de Torres Vedras. Distribuíram-se tarefas pelos alunos de modo a que, rotativamente participacem nas várias atividades (semear, plantar, mondar, colher, compostagem...).

Como é feita a preparação do solo?

O solo foi trabalhado manualmente pelos alunos. Os alunos esforçaram-se por tornar a terra mais produtiva adicionando-lhe o composto produzido no compostor da escola..

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Com os materiais da horta (ervas e restos das plantas hortícolas), cascas e restos de hortaliça do refeitório e borras de café e sacos de chá do bar.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces/cebolo,couves, acelgas, nabiças, rabanetes, favas, ervilhas, coentros, salsa, batatas, pimenteiros, tomateiros, ervas aromáticas: alfazema, tomilho, alecrim, cebolinho, erva-cidreira, lúcia-lima, salvia, tomilho-limáo, segurelha.

Como é feita a gestão da rega?

A rega foi efetuada durante as aulas e sempre que possível e necessário por um funcionário nos outros dias. Os alunos utilizaram o regador e a mangueira evitando desperdícios de água.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Através de consociações (cebola/alface), de ervas aromáticas e utilizando cinzas e areia para evitar a progressão de caracóis e lesmas. Em todas as aulas tentávamos remover os caracóis e as lesmas que encontrássemos.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Foram observadas joaninhas alimentando-se dos piolhos das favas. Também era frequente observarem-se borboletas, gafanhotos e aves.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Como referido anteriormente à 3ª feira era habitual a venda de produtos da horta (até já tínhamos "clientes" habituais que nos perguntavam "hoje é dia de horta?"; organizámos uma venda no Dia Mundial da Floresta; colhemos produtos da horta que foram utilizados na aula da área vocacional de Culinária, para fazer uma belíssima sopa.
Os alunos do 6º vocacional participaram num concurso de espantalhos promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras. Começaram por fazer o projeto do espantalho.Depois de escolhido o que melhor se adequava ao exigido pelo concurso foi efetuado um por um grupo de cinco alunos e enviado a concurso. Quando regressar à escola será colocado na horta.
Também construímos um charco para promover a biodiversidade e desse modo atrair animais "amigos da horta"

 

Publicado por: Escola Básica de Freiria

avatar

Professor coordenador da horta: Maria de Jesus Esteves dos Reis