EB de Muro

a nossa horta bio

Horta vertical

 
  • Alfaces imparáveis-Beneficiando da proteção do plástico do garrafão e da rega adequada a alface brota e cresce a bom ritmo.Alfaces imparáveis-Beneficiando da proteção do plástico do garrafão e da rega adequada a alface brota e cresce a bom ritmo.
  • Couve no garrafão-É couve galega bem Couve no garrafão-É couve galega bem "instalada" no garrafão, crescendo viçosa e "insinuante". :-)
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 
 
A nossa horta foi assim em junho

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe horta na escola desde o ano letivo 2013/2014

Área aproximada da horta

15 metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Os objetivos fundamentais são:
-mostrar aos alunos como se cultivam os produtos hortícolas.
-demonstrar que em qualquer pequeno espaço é possível criar uma horta (no caso vertical).
-provar que a horta biológica é possível e até desejável, pela qualidade excecional dos seus produtos.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

-O fato de ser uma horta biológica.
-O fato de ser uma horta vertical.
-O facto de os produtos da horta estarem destinados à confeção de um prato a servir aos alunos na
cantina da escola.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do meio; Expressões.
  • N.º de alunos envolvidos: 52
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 15

Como são envolvidas as famílias?

As famílias participam fornecendo os recipientes que receberão as sementes. oferecendo as próprias sementes e acompanhando o desenvolvimento da horta, nas suas diferentes fases, ao longo do ano.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos observarão o nascimento, desenvolvimento e o amadurecimento dos produtos de uma horta, participando no seu acompanhamento em todas as fases, regando, mondando, transplantando...
Num segundo momento, provarão do que a horta produzir, seja em forma de sopa seja na de outro qualquer prato.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é participada por toda a comunidade, em todas as fases (sementeira, rega, monda...) procurando-se aqui o maior envolvimento possível dos alunos. A rega, propriamente dita, é feita com água da chuva recolhida em cisternas.

Como é feita a preparação do solo?

O solo é selecionado pela melhor qualidade (produto do labor de minhocas) para garantir que as plantas tenham o melhor alimento possível.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

É feita num bidão de cola, de cem litros, recuperado e devidamente adaptado e com as sobras de produtos orgânicos da própria cantina da escola.

Quais as culturas / consociações instaladas?

serão cultivadas cebolas, batatas, cenouras, nabos, couves, salsa, coentros... ... ...

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita, como já se disse, com água da chuva recolhida em cisternas adaptadas a partir de grandes bidões recuperados das fábricas de móveis das redondezas.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização é feita por observação direta diária e o controle de eventuais pragas manual, sem recurso a qualquer químico

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Haverá a confeção de um prato, com os produtos da horta, que será servido aos alunos mais para o final do ano letivo.

 

Publicado por: EB de Muro

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Professor coordenador da horta: Elias da Cruz Fereira