Jardins de Infância do Agrupamento de escolas de Mira

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

há 4 anos

Área aproximada da horta

150 metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Servir de espaço pedagógico para as aulas de horticultura dos alunos com Curriculo Específico individual
Transmitir a importância da terra e da agricultura biologica na subsistência dos seres vivos, ligando histórias com ecologica - projeto "de pequenino se planta o pepino - da Biblioteca;
Fazer multiplas aprendizagens em contexto real (química do composto, germinação, tipos de solos, tipos de plantas...)
Envolvimento do ATL nas tarefas.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Partindo da Biblioteca escolar, usar as histórias para uma motivação emocional sobre a temática e acabar no trabalho com as hortas - projeto premiado com as Ideias de mérito da Rede de Bibliotecas Escolares. Envolvimento de todas as turmas através de várias pareceria, por exemplo com a disciplina de moral "a natureza à nossa imagem e semelhança", ou com EV, atraves do projeto "land art na escola"...
Itinerância pelos Jardins e Infância e algumas escolas do 1º Ciclo com as alfaias, sementeiras...

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 20
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Educadores de Infância, professor de moral, professores de ciências, de português e de EV.
  • N.º de alunos envolvidos: 200
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 10
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

Apenas como "fornecedoras" de sementes, plântulas e atualmente de carrasca.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Publicação das atividades no blog http://biblioteca-na-mira.blogspot.pt/search/label/ECO-BIBLIOTECAS
Envolvimento da comunidade na temática do carnaval e da Tertúlia anual, este ano com a presença do Dr Jorge Paiva, da universidade de Coimbra, e da Dra Patrícia Sa, da Universidade de Aveiro, a falarem sobre sustentatibilidade.
Envolvimento do ATL nos trabalhos.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Há um funcionário com a incumbência de apoiar o trabalho da horta (podas e alguma manutenção) e com aulas regulares dos alunos com CEI. Contribuição das turmas em projetos específicos, como a "adoção" de uma árvore, a cuidar por uma equipa, durante as aulas de moral.

Como é feita a preparação do solo?

Grande luta com infestantes perenes, uso de compostagem dos vários compostores da escola.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Folhas e resíduos das árvores e arbustos da escola, restos biodegradáveis da cantina escolar.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve, alface e cebola. Batata. Cenoura e alho francês. Favas e ervilhas. Morangos.

Como é feita a gestão da rega?

Recolha de água da chuva e regadores.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Retirar à mão, "golas" nas couves.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Indiretamente, através do fornecimento de estrume para a compostagem, relhido no centro de hipoterapia (cavalos)

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Realizam-se várias atividades, partindo da biblioteca: eco-peddy-paper para identificação de plantas, trabalhos com ervas aromáticas, alguma confeção de alimentos como saladas e "favada" com os alunos CEI. Bolo de cenoura e morangos com chantilly nos Jardins de infância.

 

Publicado por: Jardins de Infância do Agrupamento de escolas de Mira

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Professor coordenador da horta: Maria Cândida Siegle