EB 2,3 Ferreira de Castro

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Esta horta começou a ser desenvolvida no ano letivo anterior.

Área aproximada da horta

cerca 40m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Melhorar os espaços exteriores da escola, criar atividades que desenvolvessem competência e conhecimentos de jardinagem e ambientais.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O desenvolvimento deste projeto foi concebido para uma turma vocacional do 6º ano de escolaridade, procurando assim uma aplicação de aprendizagens e dar significado a conteúdos curriculares. Contudo este ano começou a incorporar uma componente social, al planear alargar a sua ação a um espaço onde existe uma unidade de alunos com multideficiência (UAAM) – unidade que existe no agrupamento da EB Ferreira de Castro, criando um espaço para ervar aromáticas e plantas ornamentais, a fim de ser usufruído e explorado por estas crianças do agrupamento.
Dado que o espaço livre não impermeabilizado da escola EB Ferreira de Castro não é próprio para cultivo, a horta pedagógica ficou localizada numa escola do 1º ciclo pertencente ao agrupamento, para onde os alunos acompanhados por professores se deslocam, possibilitando a interação com alunos do 1º ano de escolaridade.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Geografia e estudo do meio
  • N.º de alunos envolvidos: 16 + 24
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

Algumas famílias apoiam com dádivas de plantas e outros produtos de jardinagem

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A envolvência dos alunos, o seu reflexo nas aprendizagens curriculares e sociais, o despertar de vocações profissionais para as áreas da jardinagem, manutenção de espaços, agricultura e outros ligados ao ambiente e sua proteção

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os primeiros responsáveis são os alunos da turma vocacional do 6º ano. Nos dias em que estes alunos vão aí fazer os seus trabalhos (planificados e calendarizados) são os alunos do 1º e 2º anos de escolaridade da escola Básica nº 1 do agrupamento que regam e fazem a sua manutenção.

Como é feita a preparação do solo?

Utilização de enxadas e sacholas para trabalhar o solo, tornando-o solto, cavando-o e escavando-o. Também é adicionada matéria orgânica e é enriquecido com algumas quantidades de solos mais adequados á tipologia de algumas plantas.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Foi construído um caixote com madeiras, colocado no espaço da horta bio, onde vão sendo colocados os restos orgânicos do refeitório da escola e os que resultam da reciclagem dos alunos

Quais as culturas / consociações instaladas?

Têm sido plantadas espécies hortícolas (alfaces, couves, cenouras feijão,,,,) ervas aromáticas , morangueiros, grão de bico, tomateiros, lírios, roseiras e 2 árvores (uma aveleira e um loureiro)

Como é feita a gestão da rega?

Os alunos usam uma mangueira e regadores para a rega. Esta é feita pelos alunos do 6º ano em alguns dias e pelos alunos do 1º ciclo em outros dias, procurando horas de pouco calor. Também é feita a drenagem quando a quantidade da água das chuvas é muita.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Não são utilizados nenhuns produtos industriais. A praga dos pulgões tem sido atacada recorrendo ao churum de urtiga, produzido com os alunos

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

É feito no dia do ambiente da escola ou na feira das plantas uma exposição dos produtos da horta e a venda dos mesmos.

 

Publicado por: EB 2,3 Ferreira de Castro

avatar

Professor coordenador da horta: Carlos Jorge Jesus Gonçalves Penso