Escola Básica e Secundária Dr.º Serafim Leite

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Remoção do composto para ser utilizado na fertilização do soloRemoção do composto para ser utilizado na fertilização do solo
  • Remoção de ervas daninhas do soloRemoção de ervas daninhas do solo
  • Rega de culturas em vasos.Rega de culturas em vasos.
  • Preparação do soloPreparação do solo
  • Momento de lazer no final da jornada.Momento de lazer no final da jornada.
  • Transplante para o solo das plantas semeadas inicialmente em vasos.Transplante para o solo das plantas semeadas inicialmente em vasos.
  • Transplante para o solo das plantas semeadas inicialmente em vasos.Transplante para o solo das plantas semeadas inicialmente em vasos.
  • Transplante para o solo das plantas semeadas inicialmente em vasos.Transplante para o solo das plantas semeadas inicialmente em vasos.
  • Transplante de salsa.Transplante de salsa.
  • Transplante de coentros.Transplante de coentros.
  • Sementeiras, em vasos, de ervas aromáticas.Sementeiras, em vasos, de ervas aromáticas.
  • Sementeira de ervas aromáticas.Sementeira de ervas aromáticas.
  • Sementeira de ervilhas.Sementeira de ervilhas.
  • Plantação de batatas.Plantação de batatas.
  • Rega de vasos com plantações diversas.Rega de vasos com plantações diversas.
  • Rega das ervas aromáticas.Rega das ervas aromáticas.
  • Plantação de estacas de hortência.Plantação de estacas de hortência.
  • Plantação de cenouras.Plantação de cenouras.
  • Plantação de batatas.Plantação de batatas.
  • Plantação de batatas.Plantação de batatas.
  • Plantação de batatas.Plantação de batatas.
  • Plantação de batatas.Plantação de batatas.
  • Plantação de alfaces.Plantação de alfaces.
  • Estacas de hortência em garrafões.Estacas de hortência em garrafões.
  • Compostagem: deposição de resíduos trazidos pelos alunos de suas casas.Compostagem: deposição de resíduos trazidos pelos alunos de suas casas.
  • Compostagem: deposição de resíduos do bar.Compostagem: deposição de resíduos do bar.
  • Compostagem: deposição de resíduos da cantina.Compostagem: deposição de resíduos da cantina.
  • Compostagem: recolha de resíduos do jardimCompostagem: recolha de resíduos do jardim
  • Compostagem: recolha de folhas de jardim para colocar no compostor.Compostagem: recolha de folhas de jardim para colocar no compostor.
  • Compostagem: enchimento dos compostores.Compostagem: enchimento dos compostores.
  • Compostagem: deposição de borra de café recolhida no bar da escola.Compostagem: deposição de borra de café recolhida no bar da escola.
  • Aspeto do compostor cheio de resíduos orgânicos.Aspeto do compostor cheio de resíduos orgânicos.
  • A rega dos orégãos.A rega dos orégãos.
  • A rega dos coentros.A rega dos coentros.
  • A rega das hortenses.A rega das hortenses.
  • A rega da salsa.A rega da salsa.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2009 (neste ano iniciámos em socalcos...). No início deste ano letivo adquirimos uma estufa nova com verbas do prémio Montepio.

Área aproximada da horta

A horta tem uma dimensão de 8 x 10 m = 80m2.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A promoção desta atividade pretende que os alunos:
Ø Reconheçam a importância de um ambiente limpo e saudável;
Ø Aprendam a respeitar a natureza e os seres vivos vegetais como fonte de vida;
Ø Pratiquem a agricultura biológica;
Ø Aprendam a dizer não aos adubos químicos e pesticidas;
Ø Pratiquem a compostagem, diminuindo a quantidade de resíduos orgânicos a enviar para aterro(reciclagem dos resíduos da cantina e do bar);
Ø Tomem opções alimentares que contribuam para uma melhor qualidade de vida e de saúde;
Ø Promovam a consciência da importância de respeitar e cuidar do ambiente a fim de preservar a sua própria vida;
Ø Desenvolvam o conceito de cidadão atento e responsável no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável do nosso planeta.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Os alunos participam nas atividades da horta essencialmente em contexto não letivo; ou seja, como atividade extracurricular. Assim fazem-no de forma voluntária, entusiasta e motivadora muitas vezes com colegas de outras turmas. Esta situação contribui para o sucesso das práticas levadas a cabo e melhora as relações interpessoais entre alunos e entre alunos e professores.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 6
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Clube das Ciências Experimentais; Ciências Naturais
  • N.º de alunos envolvidos: 35
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

Presentemente as famílias não estão a ser envolvidas no projeto.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Existe reciclagem dos resíduos orgânicos gerados na cantina e no bar. Alguns dos produtos são dados/vendidos em pelo menos um momento ao longo do ano. No ano letivo anterior as alfaces foram utilizadas em saladas produzidas no bar da escola.
Relativamente aos alunos o entusiasmo é grande e por isso por vezes torna-se difícil gerir a distribuição de tarefas e a utilização de alguns equipamentos, tais como sacholas, enxadas, etc. Alguns alunos ficam admirados com o trabalho inerente à obtenção de produtos alimentares de origem vegetal. Além disso muitos nunca tinham contactado com a agricultura e tarefas implícitas como cavar, semear/plantar, sachar ou regar. Para muitos este está a ser o primeiro contacto com o solo, técnicas de cultivo e produção de produtos alimentares hortícolas. Existe assim um sentimento de pertença face ao que é produzido na estufa e o gosto em ver crescer as plantas.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Na hora do clube das Ciências Experimentais os alunos deslocam-se à estufa e efetuam as culturas e o controlo da humidade do solo/rega, existindo uma distribuição de tarefas entre eles, com a supervisão das respetivas professoras.

Como é feita a preparação do solo?

Técnicas tradicionais de agricultura: cavar e sachar para revolver o solo e promover o seu arejamento, rega manual e fertilização recorrendo ao composto que ainda ficou da compostagem efetuada no ano letivo anterior.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Este ano está a ser iniciada com resíduos recolhidos na cantina, no bar e no jardim da escola e também alguns trazidos por alunos e professores de suas casas. Temos 3 compostores.

Quais as culturas / consociações instaladas?

A estufa está dividida em 4 secções. Numa dessas secções existe uma estante em PVC onde existem plantações ou sementeiras em vasos. Nos três outros setores as culturas são feitas na terra. Existem plantações de ervas aromáticas diversas, alfaces, batatas e flores/plantas ornamentais.

Como é feita a gestão da rega?

Para já manualmente, recorrendo a regadores.
Está-se a pensar montar, com o apoio de um professor de electrónica e do funcionário, um sistema de rega com aspersores colocados na parte superior da estufa ao qual estaria associado um programador.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Os alunos, com base em conhecimentos adquiridos nas aulas de ciências ou no seio familiar (avós) observam as plantas procurando sinais de possível existência de pragas, tais como por exemplo folhas danificadas, presença de parasitas, entre outras. Quando nos depararmos com esta situação é efetuado o respetivo controlo, de preferência e se possível recorrendo a métodos de luta biológica.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Representação no evento, Cidade no Jardim, promovido pela autarquia.
Feirinha de produtos hortícolas na Escola
Saladas para o Bar da escola

 

Publicado por: Escola Básica e Secundária Dr.º Serafim Leite

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Professor coordenador da horta: Cristina Maria de oliveira Ferreira Tavares