Escola Básica das Naus - Lagos

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Aproximadamente cinco anos.

Área aproximada da horta

Cerca de 500 metros quadrados.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A ideia da criação da horta partiu do Professor Carlos Graça que, na altura, lecionava numa turma de Percursos Curriculares Alternativos. Foi proposta com o objetivo de proporcionar a estes alunos experiências diferentes das habitualmente vivenciadas nas aulas/disciplinas do curriculo regular. Não só em termos de conteúdos, mas também em termos de espaço, físico, da aula.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Desde a sua criação, a maior áreas da horta é cuidada, sob a supervisão dos professores responsáveis, pelos alunos das turmas de Percursos Curriculares Alternativos e, no presente ano letivo, pela turma do curso Vocacional Artesanato e Produtos Locais.
Existe ainda uma área destinada ao "Clube da Horta", no qual os alunos se inscrevem voluntariamente e desenvolvem as atividades sob a coordenação dos quatro professores responsáveis.
No espaço da horta são, muitas vezes, desenvolvidas algumas "experiências agrícolas" (semear/plantar de forma diferente da convencional). Uma dessas experiências, por exemplo, foi a cultura de videiras em garrafas, para construção de uma sebe à volta do espaço da horta; a primeira parte correu muito bem (as videiras desenvolveram-se bem), mas como não havia ninguém para proceder à rega durante o mês de agosto, o projeto foi "abandonado" (as videiras foram transplantadas para a horta do professor Carlos Graça).
A horta também tem sido utilizada para desenvolver algumas atividades com os alunos com necessidades educativas especiais, nomeadamente proporcionando-lhes o contacto direto com a terra e com as culturas.
Original é também a estufa construída com garrafas de plástico.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Floricultura e Horticultua
  • N.º de alunos envolvidos: 60
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 0
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

No início do ano letivo as famílias dos alunos são informadas, via Diretor de Turma, da existência da horta e do Clube da Horta, sendo convidadas a colaborar no projeto. Inclusive, este ano os Encarregados de Educação foram convidados a assumir a responsabilidade por uma das pequenas parcelas, mas não houve nenhum voluntário.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Sem que possamos apresentar registos palpáveis, sabemos que há muita gente na região, inclusive em cidades vizinhas que conhecem (a divulgação do projeto é feita de forma não oficial pelos membros da comunidade escolar que conhecem a horta) e congratulam esta iniciativa e, em alguns casos, colegas professores que pensam em seguir o exemplo (não temos qualquer feedback se o concretizam ou não...).
Sabemos que um antigo aluno de uma das turmas de Percursos Curriculares Alternativos reativou uma horta do seu avô.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Sempre sob a supervisão e com a ajuda dos professores, cada aluno é responsável pela manutenção do seu espaço: desde a limpeza, passando pela manutenção e pelos produtos cultivados, até ao destino final dos mesmos (por norma, os produtos são levados para casa pelos alunos ou, em caso de maior quantidade, os alunos procedem à sua venda, simbólica, aos professores e funcionários da escola).

Como é feita a preparação do solo?

A zona da horta (e da escola) era, inicialmente, uma zona de sapal. A área foi terraplanada e foi coberta com com entulho seguindo-se uma camada de terra argilosa, uma camada de aproximadamente quatro dedos de brita e, finalmente, uma terra dura. Quando surgiu o projeto, professores e alunos estiveram durante quase dois meses só a retirar a brita. Atualmente, ainda se encontra uma ou outra pedra, mas a maior preocupação relativamente ao solo é mesmo o facto de a terra ser muito "dura", pelo que a manutenção passa essencialmente por revoltar e cavar a terra e (quase diariamente) retirar as ervas daninhas - essencialmente grama e junça - e respetivas raízes.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Apenas com os resíduos da horta.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, ervilhas, loureiro, anoneiras, bananeira, macieira, alfaces. ervilhas, couves, aromáticas, flores, morangueiros, batatas redondas e doces, cenouras, girassol, tomate, marmeleiros, bananeira, ameixeira, abacates, couve roxa, chás, pimentos, corgetes, bringelas, meloa, abóboras, melancia, cebola, cebolinho... Ao longo do ano, vai havendo alguma rotatividade de culturas hortícolas.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita nas aulas pelos alunos e sempre que necessário, pelos professores.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Apenas são apanhadas as ervas daninhas e caracóis e caracoletas. Quanto às lagartas, na maioria das vezes é bastante complicado controlá-las, pelo que a cultura de couves é sempre bastante fustigada.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Esporadicamente, organização de vendas em dias comemorativos, como por exemplo, nos dias 30 de abril a 3 de maio, na feira do VIII Festival Madieval de Lagos.

 

Publicado por: Escola Básica das Naus - Lagos

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Professor coordenador da horta: Carlos Graça/Adélia Maria de Jesus Bicho