Desafios 2020-2021 | Plantas Companheiras

Plantas Companheiras

A consociação de culturas na horta é uma prática que consiste no cultivo de duas ou mais culturas próximas umas das outras de forma a obter benefício entre elas, e tem sido progressivamente adoptada por cada vez mais agricultores.

Para além de favorecer a conservação das características do solo, a consociação de culturas permite um maior aproveitamento dos nutrientes deste ao longo do tempo, beneficiando todas as plantas inseridas nesta técnica agrícola. Isto acontece porque as culturas/plantas escolhidas fornecem entre si vantagens simultâneas quando o seu crescimento e desenvolvimento se verifica na mesma área agrícola. É importante salientar que as culturas que estão em consociação não necessitam de serem semeadas ou plantadas ao mesmo tempo na sua horta, mas é necessário garantir que durante grande parte da duração dos seus períodos vegetativos ocorra em simultâneo estimulando dessa forma uma interação entre elas. (Fonte: A Cientista Agrícola)

Neste desafio propõe-se aos alunos das Eco-Escolas que investiguem as diferentes consociações que podem ser cultivadas numa horta, através da criação de um jogo de pares/jogo da memória.

 

Metodologia

Elaboração de um jogo de pares/jogo da memória:

1. Criar as peças – Com a ajuda de uma régua, fazer quadrados (por exemplo 6×6 cm) em cartolina ou cartão e, posteriormente, recortá-los.
Atenção: é preciso que sejam recortados quadrados em número par.
3. Definir os pares – Escolher de entre as diferentes consociações que existem, um conjunto de pares de plantas companheiras na horta. Devem ser escolhidos, no mínimo 5 pares, num total de 10 peças.
2. Elaborar os desenhos – num dos lados dos quadrados, elaborar os desenhos das plantas. Podem ser usadas canetas, lápis de cor, é só dar asas à criatividade!
Nota: O lado oposto dos quadrados pode ser também ser decorado, mas, nesse caso, todos os desenhos devem ser iguais.

Exemplos de plantas companheiras:


Fonte: Manual de Boas Práticas Agrícolas para a Gestão da Biodiversidade

 

Inscrição

A inscrição e preenchimento do formulário com as informações solicitadas deverá realizar-se na plataforma das Eco-Escolas

Prazos

  • 28 de fevereiro de 2021: inscrição na atividade na Plataforma Eco-Escolas
  • 30 de maio de 2021: submissão dos trabalhos

 

 

Informação Solicitada

Para participar no desafio, as escolas terão de enviar através da plataforma Eco-Escolas:

  • fotografia da vista geral do jogo, apresentando todas as peças que foram elaboradas;
  • fotografia de cada um dos pares de plantas escolhidos (mín. 5), com identificação do nome das espécies e breve explicação da vantagem dessa consociação.
  • breve descrição de como foi feito o trabalho de pesquisa e a ilustração dos pares.

 

Links úteis

Plantas Companheiras: Vegetais para plantar juntos! – VIDEO 

A Cientista Agrícola – Consociação de Culturas da Horta

Manual de Boas Práticas Agrícolas para a Gestão da Biodiversidade

O Bichinho do Saber – Como fazer um jogo de pares

Inspiração