Desafios 2020-2021 | Os Animais da Horta

Os Animais da Horta

A prática de agricultura biológica na horta é considerada um agente promotor da biodiversidade, uma vez que encerra em si práticas que a protegem e promovem, como a não utilização de pesticidas e herbicidas, a rotação de culturas e o controlo natural de pragas. Estas práticas preservam os habitats dos diferentes seres vivos e aumentam a disponibilidade de alimento, promovendo o aumento da quantidade de animais no espaço da horta. 

Por sua vez, a presença de determinadas espécies pode ser vantajosa para a produção e sustentabilidade na horta. Por exemplo, insetos polinizadores, como as abelhas e borboletas, contribuem para a polinização de cerca de 80% das plantas e os insetos auxiliares ajudam a controlar populações de pragas, como é o caso das joaninhas, que se alimentam dos prejudiciais afídios.

Por outro lado, existem espécies cuja presença pode tornar-se prejudicial, podendo causar danos nas culturas, afetar o seu crescimento/desenvolvimento e até originar o aparecimento de infestações. 

Neste desafio propõe-se aos alunos das Eco-Escolas que investiguem os diferentes animais que podemos encontrar numa horta e identifiquem quais as espécies que beneficiam ou prejudicam a mesma.

 

Metodologia

Elaboração de um trabalho com recurso a pesquisas on-line.

  1. Identificação de 2 espécies de animais benéficos. Explicação sobre as vantagens destes animais na horta e formas de os atrair e manter.
    Ilustração de cada um dos espécimes.
  2. Identificação de 2 espécies de animais prejudiciais. Explicação sobre as implicações destes animais na horta e forma de os combater.
    Ilustração de cada um dos espécimes.

 

Exemplos de espécies:

Benéficas | Auxiliares

Crisopas, abelhas, joanhinhas, moscas-das-flores (serfídios), tesourinhas (bicha-cadela), minhocas, lagartos, sapos. 

Prejudiciais

Cochonilha-algodão, pulgão-verde, lagartas, caracóis.

 

Inscrição

A inscrição e preenchimento do formulário com as informações solicitadas deverá realizar-se na plataforma das Eco-Escolas

Prazos

  • 28 de fevereiro de 2021: inscrição na atividade na Plataforma Eco-Escolas
  • 30 de maio de 2021: submissão dos trabalhos

 

 

Informação Solicitada

Para participar no desafio, as escolas terão de enviar através da plataforma Eco-Escolas:

  • o conjunto de fotografias dos desenhos das espécies ilustradas (máx. 6), com identificação do nome da espécie.
  • breve explicação, para cada espécie, das vantagens/ implicações de cada espécie na horta e formas de os atrair/combater.
  • breve descrição de como foi feito o trabalho de pesquisa e a ilustração dos desenhos.

 

Links úteis

Animais Amigos do Seu Jardim
Centro Ciência Viva – Hotel de Insetos
Caderno de Atividades – Biodiversidade (Insetos)

Inspiração