2021-2022 | A Nossa Horta Bio

A Nossa Horta Bio

No âmbito do projeto Hortas Bio nas Eco-Escolas, e de modo a apoiar e desenvolver o crescente interesse na implementação de hortas biológicas no espaço escolar que tem sido notório no decorrer deste projeto, o Programa Eco-Escolas, em parceria com o Banco CTT e Zurich, lança este ano letivo uma oportunidade de apoio ao desenvolvimento/implementação de novas hortas.

 

Objetivos

– Estimular o interesse e a criatividade na busca de soluções mais sustentáveis através da participação ativa dos jovens, apoiando técnica e financeiramente alguns dos projetos propostos.

– Favorecer o aparecimento de projetos de intervenção local que visam a melhoria da qualidade do espaço escolar, potenciando os princípios de responsabilidade ambiental e social dos indivíduos e organizações.

– Capacitar e apoiar as escolas na implementação e manutenção de uma horta biológica, que promova a interdisciplinaridade e demonstre um planeamento integrado das atividades ao longo do ano e sua integração curricular.

 

Destinatários

Podem candidatar-se a este apoio todas as escolas inscritas no Programa Eco-Escolas no ano letivo 2021-2022, que tenham como objetivo a implementação de uma nova horta biológica no espaço escolar.

 

Condições de Participação

– Para se candidatar ao apoio, a escola deverá submeter o formulário de candidatura, que consiste na apresentação do projeto da horta, com descrição das tarefas, dinamização e atividades desenvolvidas em torno da mesma.

– A análise e avaliação das candidaturas será efetuada pelo Programa Eco-Escolas e o Banco CTT e Zurich.

– O valor de apoio poderá variar de acordo com as candidaturas apresentadas e tem o valor máximo de 500€. Serão apoiadas um total de 14 escolas, distribuídas por todo o país.

– A transferência do apoio será dividida em duas fases, sendo a 2ª fase transferida após a apresentação dos resultados da implementação da 1ª fase.

– Após a atribuição do apoio, as escolas ficam responsáveis pela contratação dos serviços e aquisição de materiais necessários para a implementação do projeto da horta apresentado na candidatura.

– Caso se verifique que a escola não utilizou devidamente o apoio, o Programa Eco-Escolas e o Banco CTT e Zurich reservam-se no direito de solicitar a devolução do valor do apoio.

 

Candidaturas

A candidatura consiste no preenchimento, na plataforma Eco-Escolas, de um questionário acerca do projeto relativamente aos seguintes aspetos:
Nome da escola
Objetivos
Descrição
Grau de ensino dos alunos envolvidos
Envolvimento dos alunos
Ações
Técnicas
Atividades com a comunidade
Recursos
Parcerias
Calendarização
Fase em que se encontra
Custos previstos
Formas de avaliação previstas
Anexos ilustrativos do Projeto

[Consulte Aqui o Formulário de Candidatura]

 

Prazos

  • 31 de janeiro de 2022 [prazo alargado até 15 de fevereiro]  – submissão da candidatura na Plataforma Eco-Escolas
  • 18 de fevereiro de 2022 [atualização: adiado para 18 de março]  – divulgação dos resultados das candidaturas
  • Até 28 de fevereiro de 2022 [atualização: adiado para 31 de março] – atribuição da primeira tranche dos apoios
  • Até 15 de maio – envio, por parte das escolas apoiados, dos resultados da implementação da 1ª fase, e consequente atribuição da segunda tranche do apoio.
  • Até 30 de junho – apresentação do relatório final

 

 

Critérios de Avaliação

A análise das candidaturas será realizada pelo Programa Eco-Escolas e o Banco CTT e Zurich, consoante os seguintes critérios de avaliação:

– Projeto de utilização da horta que promova o envolvimento e participação ativa dos utilizadores na horta, seguindo os princípios da Agricultura Biológica;
– Envolvimento dos alunos e comunidade escolar e local;
– Técnicas agrícolas utilizadas para instalação e/ou manutenção da horta
– Atividades e tarefas previstas a realizar na horta;
– Sustentabilidade da horta
– Originalidade/atividades complementares
– Valor do orçamento proposto para implementação e/ou manutenção da horta.

Com o apoio: